Carreira

Quais as melhores áreas da engenharia para ingressar no mercado de trabalho?

Quando se fala em entrar para o concorrido e complexo mercado de trabalho, investir em um curso superior é um caminho determinante para sua inserção, ascensão e sucesso. Por isso, escolher entre as melhores áreas da engenharia, de acordo com o mercado e vocação, pode fazer a diferença no seu futuro.

O curso de engenharia, apesar da atual crise econômica que o Brasil vem enfrentando, ainda é muito promissor e tem vivenciado um aquecimento em determinados segmentos.

Nesse sentido, o post vai apresentar e descrever as melhores áreas da engenharia e suas projeções para auxiliar em sua escolha. Acompanhe!

Engenharia civil

Engenharia civil é uma das modalidades mais procuradas, tendo crescido a quantidade de profissionais nos últimos anos. A formação está voltada para projetos e estruturas, e o profissional é responsável por construções tais como edifícios, viadutos, pontes, residências, entre outros.

O setor civil, no Brasil, tem vivenciado um ritmo de recessão nos últimos anos. Contudo, as previsões para a área são satisfatórias, tendo em vista todo investimento efetuado para benefícios sociais. Seja no setor da educação, da saúde ou para moradia, todos precisam de projetos e obras.

Dessa forma, as tendências do mercado para o engenheiro civil, apesar de um retrospecto econômico negativo, são bastantes positivas devido também à retomada do crescimento e investimentos.

Engenharia da computação

Entre as principais tendências, a computação provavelmente é a mais indispensável. O profissional da engenharia da computação projeta e constrói computadores e sistemas digitais ou computadorizados.

Nesse sentido, a carreira nessa área de atuação é bastante promissora, visto que, mesmo em um cenário de crise, o setor continua crescendo e gerando uma grande demanda de profissionais capacitados.

Engenharia de controle e automação

A engenharia de controle e automação forma profissionais para projetar, desenvolver e operar equipamentos e sistemas automatizados, objetivando otimizar processos que eram executados manualmente.

O foco é facilitar os processos de trabalho. Nesse sentido, o mercado de trabalho é altamente promissor, pois as empresas tendem a investir em uma maior produtividade, por meio da automação, demandando mão de obra especializada no setor.

Engenharia de produção

O profissional em engenharia de produção é formado para gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de um empreendimento, para o aumento e otimização da produtividade.

Diante de um concorrido mercado empresarial, cada vez mais as empresas vêm buscando o máximo de eficiência em suas produções, sendo muito solicitado um profissional capacitado nessa área.

Nesse cenário, o engenheiro de produção é um profissional bastante solicitado, fazendo com que seja uma carreira altamente promissora.

Engenharia química

O engenheiro químico trabalha em processos que recorrem a transformações químicas, sendo elas nas áreas da indústria farmacêutica, alimentícia, petroleira, entre outros.

Em um cenário assinalado por uma recorrente crise ambiental, aumenta a demanda por novas tecnologias sustentáveis, tendo o profissional de engenharia química um papel significativo na redução dos impactos proporcionados pelas indústrias ao meio ambiente.

Assim sendo, tem aumentado a procura por profissionais qualificados que desenvolvam as chamadas tecnologias limpas.

O mais importante, ao iniciar uma carreira profissional nas melhores áreas da engenharia, é investir na qualificação. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente nesse critério. Então, busque uma boa faculdade e dedique-se bastante, pois, dessa forma, o sucesso profissional será inevitável.

E então, curtiu nosso post sobre as melhores áreas da engenharia? Aproveite e entre em contato para conhecer nossos cursos de graduação!

You may also like
Veja como ser um analista de sistemas e se destacar no mercado
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
Entenda mais sobre 7 habilidades para o mercado de trabalho que são fundamentais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This