Vestibulando

Quais as vantagens de uma faculdade particular de medicina?

Embora as instituições de ensino privadas dominem os rankings mundiais de desempenho, a população brasileira ainda demonstra receio em relação às faculdades particulares. Por aqui, elas são consideradas inferiores quando comparadas às universidades públicas do país. Em algumas carreiras, contudo, esse quadro já é diferente, tanto que parte significativa dos aspirantes a futuros médicos cogitam cursar uma faculdade particular de medicina.   

Aliás, estudar em uma faculdade privada de medicina possui mais vantagens do que cursar a mesma carreira em uma universidade pública. Quando se trata do curso de medicina, as faculdades particulares têm condições de oferecer infraestrutura diferenciada em relação às universidades públicas do Brasil, por isso elas precisam ser consideradas como opção importante para quem deseja ser médico.

Não acredita? Então confira a seguir as vantagens de estudar em uma faculdade particular de medicina!

Grade Curricular

Sem a necessidade de lidar com o excesso de burocracia às quais as faculdades públicas são submetidas, as instituições de ensino privadas saem na frente quando precisam mudar as diretrizes do curso.

A adaptação da grade curricular de acordo com as inovações na saúde beneficia diretamente o aluno, que se torna um profissional mais qualificado.

Corpo Docente

O corpo docente das faculdades particulares de medicina é composto por docentes tão qualificados quanto os das instituições públicas. Além disso, engana-se quem pensa que as aulas na universidade pública são melhores. Pelo contrário, em geral, as aulas são superiores nas faculdades particulares.

Isso ocorre porque o professor possui mais recursos pedagógicos para dar uma aula de qualidade dentro das faculdades particulares. Com equipamento de ponta nos laboratórios, os docentes ficam mais motivados a lecionar, o que influencia diretamente o desempenho dos alunos.

Infraestrutura

A infraestrutura de instituições privadas fornece aos alunos: salas de informática, bibliotecas completas, ambiente climatizado e todo o conforto necessário para que os alunos assistam às aulas e mantenham o bom desempenho.

Além disso, nas faculdades de medicina é possível encontrar os melhores laboratórios para a realização das aulas práticas, com equipamentos modernos e toda a estrutura fundamental para auxiliar os alunos em sua formação.

Segurança

A falta de segurança é um problema que atinge muitas universidades públicas Isso porque, além de precisarem lidar com a livre circulação de pessoas, elas dependem do sistema público de segurança.

No entanto, devido à autonomia na contratação de equipes de segurança, não costumam ocorrer falhas nessa área nas instituições privadas. O que é imprescindível para a manutenção da faculdade como um ambiente seguro e acolhedor para o aluno.

Metodologia de ensino inovadora

As faculdades particulares de medicina estão sempre em busca de inovar a metodologia de ensino, fugindo do lugar comum. Elas se preocupam em despertar o interesse crescente de seus alunos e trabalham constantemente em busca dos melhores resultados.

Políticas de inclusão

Diferentemente das universidades públicas, as faculdades particulares de medicina possuem políticas de inclusão para alunos com necessidades especiais. 

A FACIG, por exemplo, tem como missão promover a formação integral do indivíduo, bem como a sua capacitação profissional, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária. 

Carga horária adaptada

A carga horária dos cursos de medicina nas universidades públicas é complexa, com aulas espalhadas em horários isolados, devido à falta de estrutura e à grande quantidade de alunos.

Nas faculdades particulares de medicina isso não acontece, pois, a grade curricular é mais organizada. Isso permite que o aluno otimize seu tempo e concilie diversas atividades.

Conclusão da graduação no tempo previsto

A graduação em medicina dura 6 anos. Nas faculdades privadas, o aluno possui a garantia de que terminará o curso dentro desse prazo, podendo se preparar adequadamente para a residência. Já no ensino público, as inúmeras ocorrências de greves ao longo dos anos culminam no atraso do término do curso.

Leandro, estudante de medicina de uma universidade pública, por exemplo, foi uma vítima da greve. O jovem levou 1 ano a mais para concluir sua graduação, o que ele afirma ter sido um fator de desmotivação durante sua trajetória acadêmica.

E então, curtiu o nosso artigo sobre as vantagens de fazer uma faculdade particular de medicina? Então continue a visita em nosso blog, leia: Faculdades particulares: esqueça 7 mitos e fique por dentro dos mitos que envolvem as instituições de ensino privadas.

You may also like
Faculdades particulares: esqueça 7 mitos
Saiba como ingressar em uma faculdade particular
Faculdade particular: 5 motivos para você escolher o ensino privado

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This