Vestibulando

Quais cursos estão em alta na área da saúde?

Construir uma carreira na área da saúde é um sonho para muita gente. Entretanto, para seguir nessa área é necessário determinação e amor ao ofício (e ao próximo).

Há pessoas que descobrem essas características após terem “experimentado” outras profissões, sem se identificar com elas. Outras, no entanto, já sentem desde muito jovens que simplesmente “nasceram para isso”.

Independentemente de qual dos grupos você se enquadra, separamos 5 carreiras que estão em alta na área da saúde. Confira!

1. Medicina

É o mais clássico de todos os cursos na área. Muitos decidem estudá-la pelo desejo de cuidar e curar outras pessoas. Por ser um curso relativamente caro, é um dos mais disputados nas universidades federais do país.

Entretanto, se é a sua vontade, vale a pena focar nos estudos, se preparar e arriscar uma vaga. Aliás, um médico precisa gostar de estudar, já que fará diversos cursos de especialização durante toda a vida. Ele nunca para de aprender!

Profissionais da área costumam dizer que, se você tem dúvidas quanto a fazer ou não medicina, o melhor é não fazer, porque quem nasceu para isso, tem certeza. Entretanto, há controvérsias. De qualquer maneira, trata-se de uma profissão que exige grande responsabilidade, ética, empatia e amor.

2. Odontologia

Algumas pessoas partem para a área da saúde porque desejam cuidar de uma parte mais específica do corpo humano: a boca. Todos sabemos que existem diversas doenças relacionadas aos dentes e à cavidade bucal.

A função do odontologista (ou dentista) é tratar essas doenças e orientar os pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à dentição. Além disso, é necessário ter habilidades manuais, já que envolve muitos procedimentos minuciosos e cirurgias.

3. Biomedicina

Trata-se de um curso que engloba diversos campos de trabalho. Análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética e banco de sangue são apenas alguns exemplos de onde pode atuar um profissional de biomedicina, tão promissora atualmente.

Ela também é uma das áreas responsáveis pelos estudos relacionados à genética e células-tronco. Para quem gosta de pesquisas e ambientes laboratoriais, é a opção perfeita.

4. Enfermagem

Com tantos profissionais formados em cursos técnicos e escolas específicas atuando na área, os graduados viraram “artigo de luxo”. Formar-se em enfermagem significa poder atuar em hospitais, clínicas ou até mesmo empresas de serviço de home-care.

Quem escolhe essa profissão precisa ser solidário e paciente para lidar com a dor de pessoas desconhecidas. Além disso, muitas vezes são os enfermeiros que promovem a comunicação entre médicos, pacientes e familiares.

5. Biofísica ou bioquímica

Tratam-se de áreas voltadas ao estudo de organismos vivos na forma molecular. Por meio desse estudo, é possível descobrir novas mutações genéticas, doenças e a cura para elas. Isso porque um dos principais objetos de estudo é o DNA. A matemática e a física são usadas para mensurar a atuação de energias elétricas dentro de um organismo.

Independentemente de qual seja a sua escolha, é necessário estar ciente da grande responsabilidade que é lidar com vidas. Um verdadeiro profissional da saúde se solidariza e busca a cura e o bem-estar dos seus pacientes.

E você? Está pensando em seguir na área da saúde? Então, entre em contato conosco e conheça nossos cursos.

You may also like
Como escolher a faculdade ideal para cursar Odontologia
Tipos de cursos de gestão: como escolher de acordo com o seu perfil
Hora de ingressar na faculdade: 6 pensamentos que todo mundo tem!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This