Carreira

Quais os principais campos de atuação na área da saúde?

Optar por uma carreira na área da saúde é interessante por diversos motivos. Além da possibilidade de seguir uma vocação, essas carreiras geralmente estão em demanda no mercado, possibilitam uma rotina desafiadora e, claro, podem oferecer um retorno financeiro satisfatório.

Se você quer seguir uma carreira na área da saúde, mas ainda está em dúvida diante de tantas possibilidades, confira, no post de hoje, as 4 profissões que estão em alta nesse campo de atuação. Vamos lá!

1. Medicina

Quando se fala em uma carreira na área da saúde, a maioria das pessoas já associa ao médico. E não é para menos: essa é uma das áreas mais valorizadas no mercado de trabalho.

A principal função desse profissional é prevenir, tratar e orientar as pessoas acerca de enfermidades. Durante a formação em medicina, o estudante recebe treinamento em diagnósticos, exames, prescrição de medicamentos e prática de cirurgias.

É preciso ter em mente que o curso de Medicina é bastante extenso: o período médio é de seis anos para a formação básica, sem calcular as especializações.

Nos primeiros anos, o aluno vai ter contato com matérias básicas que ajudam a construir o raciocínio clínico. Algumas delas são anatomia, patologia e fisiologia. No terceiro e quarto ano, o estudante passa a ter contato com diagnósticos e exames. Por fim, os dois últimos anos são voltados para a residência em hospitais.

A especialização do jovem profissional dura, em média, dois anos. É possível escolher entre uma ampla gama de áreas: cardiologia, psiquiatria, oncologia, dermatologia, ortopedia etc. É possível, também, fazer um mestrado e um doutorado e seguir a linha de pesquisa médica ou carreira acadêmica como pesquisador e professor.

2. Enfermagem

Outra área da saúde bastante tradicional é a enfermagem. Esse profissional é imprescindível em praticamente todos os setores de um hospital, da triagem à UTI. Ele coleta dados dos pacientes e realiza alguns exames físicos e entrevistas que auxiliam no diagnóstico médico.

Saber trabalhar em equipe é uma das características fundamentais de um(a) enfermeiro(a). Somente em conjunto com médicos e outros enfermeiros é possível atender, com eficácia e agilidade, os pacientes que buscam atendimento e tratamento em clínicas e hospitais.

Um enfermeiro também pode se especializar em enfermagem geral, estética, forense, geriátrica, médico-cirúrgica, pediátrica, obstétrica, de resgate, psiquiátrica, dentre muitas outras opções. Outra possibilidade é atuar em saúde coletiva, realizando campanhas educativas e de prevenção em comunidades urbanas e rurais.

O curso de enfermagem tem um currículo denso e voltado para as Ciências Biológicas, com matérias como anatomia, fisiologia, parasitologia, farmacologia e até mesmo administração e sociologia. O objetivo do curso é proporcionar um preparo completo e abrangente para formar profissionais capacitados na área da saúde.

É preciso apresentar um trabalho de conclusão ao final do curso e o estágio supervisionado é obrigatório.

3. Odontologia

A odontologia também é uma das áreas da saúde mais valorizadas do mercado, principalmente porque existe um déficit de profissionais em algumas regiões do Brasil.

O curso de odontologia oferece, ao futuro profissional, conhecimentos para tratar dentes, boca e face. O dentista realiza limpeza, restauração, instalação de próteses, cirurgias e tratamentos da gengiva.

O bacharelado dura em torno de cinco anos e compreende matérias como anatomia aplicada à odontologia, bioquímica, fisiologia, endodontia, próteses, ortodontia, radiologia etc.

O estudante também pode se especializar, dentre outras áreas, em clínica geral, estomatologia, endodontia, ortodontia, patologia bucal, prótese dentária, traumatologia, odontologia legal ou odontopediatria.

4. Gestão de política pública de saúde

O curso de graduação ou pós-graduação em políticas públicas da saúde é interessante para quem tem interesse em atuar no diagnóstico, planejamento e execução de políticas do Governo Federal, Estadual e Municipal, voltadas para a saúde da sociedade.

É uma área em crescente desenvolvimento, já que o setor público sempre necessita de especialistas capazes de propor soluções para os problemas de saúde que estão sempre em pauta.

Durante o curso, o aluno tem contato com disciplinas da área de administração, economia e ciências sociais. É importante ter interesse por essas áreas, já que são muito diferentes das matérias dos demais cursos da área de saúde.

Ficou interessado em algum desses cursos na área da saúde? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre eles!

You may also like
Conhece as diferenças entre os tipos de faculdade? Descubra aqui!
Conheça melhor o perfil de um engenheiro de produção
Carreira pública ou privada: qual escolher?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This