Carreira

Quais são as expectativas para a área de saúde no Brasil?

A área da saúde no Brasil sofre, há muito tempo, influência do que acontece fora do país. É comum que procedimentos, tecnologias e técnicas novas sejam rapidamente incorporadas às rotinas dos profissionais brasileiros e ofertados aos clientes — ou pacientes, nesse caso.

Mas não é só esse tipo de coisa que o Brasil importa: nós também seguimos as tendências do exterior, mas ao nosso ritmo. Assim, entender o que acontece em países mais desenvolvidos nos ajuda a ler o que acontecerá no Brasil nos próximos anos.

É sobre esse assunto que vamos falar hoje. Ficou interessado? Então, acompanhe o texto!

A saúde tende a ter investimentos maiores

Uma tendência já notada na Europa é o aumento do valor investido em saúde tanto pelo estado quanto pela população em aplicações privadas. Isso acontece porque após toda a industrialização dos setores produtivos e do equilíbrio na economia, a saúde e a educação são os setores que recebem maior atenção, já que são vistos como os segmentos onde ainda é possível investir para melhorar o país.

Um dos principais fatores que corrobora com esse aumento dos investimentos é a média de tempo de vida da população. Com as pessoas perecendo mais velhas, os gastos com saúde tendem a aumentar para melhorar a qualidade de vida.

O foco da saúde será voltado para a prevenção

Outra justificativa para o aumento de investimento na saúde é o foco que vem sendo dado à prevenção, e não ao tratamento de doenças. Como exemplo, podemos observar os hospitais da Holanda, Inglaterra e Dinamarca: é raro ver os leitos lotados nessas regiões, mas é comum que a agenda dos profissionais esteja cheia para exames de acompanhamento e check-ups.

Apesar de a prevenção ser mais barata do que o tratamento de doenças, já que o foco é em consultas e não em procedimentos, as campanhas para iniciar essa prática são caras. Assim, o governo tende a injetar grande capital na área da saúde para conseguir que isso vire uma cultura no país.

A área da saúde no Brasil ainda está em desenvolvimento

Só pelo que falamos até aqui, já dá para perceber que a área da saúde no Brasil está longe de chegar ao ideal. Além disso, nosso cenário de saúde pública e privada apontam para uma constante demanda por mais profissionais. Temos filas e mais filas de pessoas esperando atendimento em postos de saúdes, clínicas sociais e hospitais particulares.

Tudo isso tende a ocorrer pela lógica de tratamento de doenças pela qual o país vem passando. Tratar algo depois de já estar em estado avançado é uma ação cara, perigosa e exige tempo extensivo de recuperação. Existe um exemplo clássico usado para explicar essa situação: “a pessoa prefere deixar o dente apodrecer, ter que arrancá-lo e depois fazer uma prótese do que escovar os dentes e fazer uma limpeza a cada seis meses.”

Existe uma série de cursos que atuam na saúde

Além de todos esses pontos que falamos, a área da saúde ainda é extremamente atrativa aos estudantes porque ela oferece uma série de opções de carreira.

Atualmente estão registrados como cursos dessa área: Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética, Odontologia, Terapia Ocupacional, Gerontologia, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia, Gestão Desportiva e Lazer, Musicoterapia, Naturologia, Quiropraxia, Esporte e Saúde Coletiva.

Cada um desses cursos apresenta uma dezena de especializações, áreas de atuação e possibilidades de intervenção na saúde da população. Assim, escolher um curso da área da saúde é só o primeiro passo para quem quer ingressar nessa área.

Depois disso, ainda será preciso encontrar um campo de trabalho e uma forma de trabalho. Mas apesar dessa dificuldade, a área da saúde no Brasil é um campo rico de atuação para quem aceita o desafio!

Como estamos falando da carreira que é possível ter dentro da área da saúde no Brasil, que tal já aprofundar seus conhecimentos sobre como se tornar um profissional eficiente? Nós escrevemos um texto como ser um profissional de destaque no mercado e achamos que você deveria lê-lo!

You may also like
Como é o mercado de enfermagem no Brasil?
Especialidades médicas: conheça o trabalho do cardiologista!
5 características comuns dos dentistas de sucesso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This