Carreira

Quais são as melhores áreas do Direito para se atuar? Descubra aqui!

Se você já descobriu que trabalhar com leis é a sua vocação, chegou o momento de olhar para o futuro e entender quais são as melhores áreas do direito para se atuar. A carreira é recheada de oportunidades promissoras, bastando que o profissional escolha a que mais combine com ele.

Neste post, separamos 4 super áreas para que você conheça mais sobre elas e possa traçar um plano para depois da graduação. Nunca é cedo demais para planejar a sua trajetória!

1. Recuperação judicial

Nossa economia não vai bem e tampouco há previsão de dias melhores. Mais do que ninguém, as empresas privadas sabem da situação e sofrem com ela.

Nesse cenário, os processos de recuperação judicial e de crédito aumentaram bastante. O desejo das organizações de se manterem ativas, com uma boa saúde financeira, fez com que muitas delas apostassem na criação de um setor jurídico para tratar, exclusivamente, dessas questões junto aos consumidores.

Conseguem obter destaque no trabalho os advogados com perfil conciliador, ou seja, que sejam capazes de estabelecer acordos, deixando o cliente na melhor posição possível, ampliando vantagens e reduzindo prejuízos.

Em relação à remuneração no segmento, ela é bem convidativa: vai de R$ 6 mil para profissionais no nível júnior até R$ 25 mil no sênior.

2. Compliance

Na área de compliance, o profissional deve estar preparado para resolver conflitos relacionados a políticas internas e à conduta ética das organizações.

Com as descobertas da operação Lava Jato e a criação da Lei Anticorrupção em 2013, a forma de atuação das empresas que prestam serviços ao setor público foi modificada. O estabelecimento de punições severas fez com os gestores dessas instituições andassem na linha, evitando realizar procedimentos que possam gerar processos de auditoria.

Nesse meio, o advogado de compliance encontra muitas oportunidades, ainda pouco exploradas, para exercer o seu trabalho. A atuação consiste na assessoria jurídica para empresas, envolvendo palestras, treinamentos e a elaboração de cartilhas e outros materiais educativos para os colaboradores. O objetivo é adequar as políticas internas e submeter as relações comerciais com a administração pública junto às obrigações legais.

O salário para os advogados especializados variam de R$ 8 mil, para o nível de coordenação em instituições de médio porte, até R$ 30 mil, para o nível de diretoria em grandes empresas.

3. Setor energético

O momento presente do país tornou o setor energético um campo muito interessante para os profissionais do direito. A exploração do pré-sal, por exemplo, abriu grandes oportunidades para as organizações. Nesse novo cenário, empresas que precisam atuar de acordo com a legislação para serem bem-sucedidas em seus projetos, precisam do apoio de um advogado especializado na área.

Além disso, a privatização de grandes empresas, como Eletrobás e Cemig, fez com que fossem necessários os serviços de consultoria jurídica contenciosa (casos de litígio, contestação de demanda e conflito de interesses) e consultiva. A remuneração média nessa área fica em torno de R$ 10 mil.

4. Carreira pública

A diversidade de cargos disponíveis na carreira pública costuma encher os olhos dos bacharéis de direito que buscam estabilidade e altos salários. Já pensou em defender quem não tem recursos ou julgar casos? E preservar os interesses da sociedade ao nível estadual, municipal e federal? Trabalhar na polícia lhe chama a atenção?

Os interessados em seguir carreira no setor público podem escolher entre os cargos de:

• juiz;
  • tabelião de notas;
  • promotor de justiça;
  • procurador da República;
  • procurador de contas;
  • procurador do Estado;
  • procurador do município;
  • defensor público;
  • desembargador;
  • delegado de polícia;
  • advogado da União;
  • procurador no Banco Central;
  • procurador federal;
  • procurador da Fazenda Nacional.

O preenchimento das vagas acontece por meio de concursos públicos. Então, se você quer ocupar alguma dessas posições, é importante já começar a estudar, porque concorrência é grande. A remuneração fica entre R$ 10.079 (delegado de polícia civil) e R$ 30.471 (procurador de contas).

Gostou de conhecer as melhores áreas de direito para se atuar? Dentre tantas opções promissoras, é importante que você escolha aquela que mais tenha a ver com o seu perfil. Com preparo e dedicação, com certeza, grandes portas estarão abertas para você.

Se deseja ajuda para alcançar o seu sonho em uma das áreas de direito, entre em contato com a gente!

Como começar uma boa carreira na advocacia?
O que se estuda no curso de Psicologia?
Como é o mercado de enfermagem no Brasil?