Vestibulando

Qual o curso ideal para quem quer trabalhar com recursos humanos?

Trabalhar com recursos humanos é uma excelente opção para quem gosta de se comunicar e de trabalhar em equipe. Além disso, essa carreira tem forte potencial de crescimento para os próximos anos, já que a tendência é que pequenas, médias e grandes empresas valorizem ainda mais a gestão de pessoas.

Você sabe qual é o melhor curso para quem deseja atuar nessa área? Neste post você vai tirar suas dúvidas sobre essa carreira. Vamos lá?

A carreira de recursos humanos

Antes de pesquisar sobre os cursos, é fundamental que você saiba o que um profissional de recursos humanos faz, qual o perfil recomendado para essa carreira e quanto é a remuneração no mercado. A seguir vamos apresentar um panorama dessas questões. Confira!

Perfil Profissional

Trabalhar com recursos humanos significa atuar em diversas áreas de uma empresa, que vão além do recrutamento de novos funcionários. Algumas delas são finanças, relações trabalhistas, treinamento e administração. Por isso, é importante que esse profissional tenha uma formação abrangente e completa.

O perfil humano do profissional desse área se baseia em algumas habilidades:

• boa comunicação;
  • paciência e tranquilidade;
  • liderança e visão de mercado;
  • foco e organização;
  • apreço por ambientes corporativos;
  • ética e responsabilidade.

A lista não se esgota aí: é necessário ainda que esse profissional esteja disposto a aprender sempre e a ouvir o outro. Dessa forma, é possível avançar continuamente nos conhecimentos da profissão e aprender com os colegas a partir de experiências do dia a dia.

Áreas de atuação

Como você já sabe, esse profissional não se restringe à seleção de novos colaboradores para uma empresa. As áreas de atuação para esse campo são variadas. É possível atuar em programas de desenvolvimento profissional, remuneração e serviços, relações trabalhistas, planos de carreira, saúde e segurança no trabalho, relações sindicais e departamento pessoal.

Média salarial

A remuneração para quem trabalha com recursos humanos varia de acordo com o tempo de formação, o cargo e a região do país onde atua.

Um profissional de nível tecnológico em RH e em início de carreira, por exemplo, ganha em média, no mínimo, R$1.980,00 em uma grande empresa. Um analista de Recursos Humanos de nível superior mais experiente pode ganhar entre 5 e 8 mil reais no sudeste do país. Cargos mais elevados em multinacionais e pessoas com ampla experiência de mercado chegam a ganhar mais de 12 mil reais.

Formação recomendada

Agora que você já sabe como é trabalhar com recursos humanos, pode entender como funciona a formação desse profissional.

É possível concluir cursos de nível técnico ou até pós-graduação. Entretanto, uma pessoa graduada em áreas correlatas também pode se especializar nessa área. Seguem alguns cursos que podem ajudar na atuação em recursos humanos.

Administração de empresas

Curso bastante tradicional para se trabalhar com recursos humanos é Administração de Empresas. Ele dará uma base de diversas áreas necessárias para atuar com RH e departamento pessoal, além de constituir conhecimentos de tributos e administração organizacional.

Psicologia

A Psicologia também é um curso escolhido por quem tem interesse em trabalhar com recursos humanos. Essa área é importante principalmente para aqueles que têm interesse em atuar com seleção e desenvolvimento de colaboradores, já que conhecer a mente e o comportamento humano é muito útil para traçar os perfis de que a empresa necessita.

Tecnólogo em Recursos Humanos

É possível passar direto para um curso tecnológico em RH, que trará uma grade disciplinar mais focada nas competências e habilidades do profissional. Os cursos tecnológicos são considerados formação superior, mas oferecem a possibilidade de conclusão em 2 ou 3 anos.

Serviço Social

Você sabia que é possível trabalhar com recursos humanos com uma formação em Serviço Social? Esse profissional tem um papel interessante na construção de consensos nas empresas, uma vez que sua preocupação vai além das questões materiais. Ele é treinado para amenizar tensões sociais e promover o diálogo.

É importante que, além de escolher um curso adequado e se atualizar sempre, o estudante tenha o perfil para trabalhar com recursos humanos com base nas habilidades que comentamos. Assim, é possível ter sucesso e satisfação profissional.

O que você achou de saber mais sobre como é trabalhar com recursos humanos? Compartilhe este post nas redes sociais, assim mais pessoas conhecerão essa profissão!

Quais cursos estão em alta na área da saúde?
Saiba como controlar a ansiedade no vestibular
Redação do Enem: 5 dicas para sua preparação