#EuSouUniFacig Carreira

QUE COMPETÊNCIAS UM ENFERMEIRO PRECISA TER?

Um dos conceitos mais importantes na atualidade é a aprendizagem por competência, afinal, as habilidades exigidas dos profissionais no século XXI vão muito além do conteúdo curricular. É preciso provocar e desenvolver nos alunos o espírito de liderança, a habilidade de trabalhar em equipe, de resolver problemas complexos, de serem criativos e inovadores.  Com esse olhar no futuro, a coordenação do Curso de Enfermagem, profa. Msc. Roberta Mendes von Randow juntamente com os professores que compõem o NDE  e a coordenadora de Inovação da Instituição profa. Dra. Natalia Tomich, desenvolveram a Oficina de Habilidades e Competências do Curso de Enfermagem. O Projeto visou à reestruturação do Curso de Graduação em enfermagem valorizando o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro profissional.  O Projeto Integrador ganhou força e o currículo incorpora o uso metodologias ativas de ensino visando fazer do estudante o protagonista de sua trajetória no Ensino Superior.

A oficina foi realizada no dia 11 de julho de 2019 e teve a participação dos professores do Curso de Enfermagem. Para o Prof. Laudinei Carvalho e profa. Marceli Schwenck Alves Silva, a oficina proporcionou subsídios para atuação docente integrada vislumbrando a demanda do perfil do profissional Enfermeiro no mercado de trabalho contemporâneo em consonância com as habilidades e competências.  Haja visto que a saúde é construída de forma compartilhada no qual o ser humano deve ser compreendido em seu contexto biopsicossocial, pensar em formação discente integrada e atuação profissional do Enfermeiro desde o meio acadêmico é direcionar o aluno para atender as mais variadas necessidades de saúde.

Texto:  Roberta Mendes

Cursos na área da saúde: como escolher o melhor para mim?
Conheça as 6 profissões na área da saúde mais populares
II JORDI