Vestibulando

Quer cursar Odontologia? Saiba mais sobre o curso!

A escolha de qual carreira seguir é uma das que mais gera dúvidas entre os jovens. Além disso, mesmo aqueles que sabem que caminho querem seguir podem ficar inseguros em relação ao mercado de trabalho escolhido. Você quer cursar Odontologia? Para ajudar, vamos falar sobre todas as possibilidades que esta área oferece para quem ingressa nela.

Confira a seguir os principais detalhes sobre como é cursar Odontologia e as oportunidades disponíveis para formados no Brasil.

Quem cursar Odontologia poderá fazer o quê?

Quem se forma em Odontologia estuda os dentes, a boca e os ossos da face, capacitando-se para tratar os males destas esferas e cuidar da estética bucal. Fica habilitado a realizar cirurgias que envolvam extrações dentárias, instalação de próteses, limpeza, tratamento de doenças da gengiva, entre outros exemplos.

A ideia de um cirurgião-dentista que se conhece convencionalmente é apenas parte do que pode virar um estudante de Odontologia. Existem diversas especializações possíveis envolvendo a saúde bucal, indo desde a extração e implante de dentes até o trabalho em perícia policial a partir da arcada dentária.

O mercado de Odontologia oferece múltiplas possibilidades aos estudantes. A maioria busca abrir o próprio consultório, o que pode oferecer muita concorrência dependendo da região (por exemplo, o Sudeste concentra 60% dos profissionais de todo o Brasil). É no setor público onde é possível aproveitar boas oportunidades, já que o governo brasileiro é o maior empregador de cirurgiões-dentistas do país. É uma área muito vasta, não?

Como é cursar Odontologia?

Quem entra para um curso de Odontologia se envolve com uma série de matérias que buscam preparar o estudante para o dia a dia da profissão. São aplicados conhecimentos sobre a anatomia humana, patologia, psicologia, bioquímica, entre vários outros assuntos.

A duração média dos cursos de Odontologia é de 5 anos. Ao longo deste tempo, os alunos vão se especializando em suas matérias, passando a realizar aulas práticas nos anos finais em laboratório, usando manequins. Posteriormente, ficam capacitados para atendimentos de pacientes comuns, caso a universidade conte com espaço de clínica aberta ao público.

Quais as oportunidades do mercado de Odontologia?

Quem se forma em Odontologia pode trabalhar uma série de segmentos diferentes. O mais comum é a clínica geral, que envolve a restauração e extração de dentes, por exemplo. Mas também é possível se especializar em áreas como radiologia, implantodontia, entre outras.

Existem ainda várias possibilidades, como a especialização na elaboração de laudos técnicos em cadáveres para perícia (odontologia legal), tratamento de gengivas (periodontia) e o cuidado de lesões e doenças no nervo e raízes dos dentes (endodontia). Ao longo do curso, os alunos conseguem descobrir com quais áreas possuem mais identificação e se especializar.

Já tomou a sua decisão? A escolha da carreira a seguir é bastante importante, então deve ser acompanhada de muita pesquisa e reflexão. A área de Odontologia oferece diversas oportunidades para quem estiver disposto a se atualizar constantemente e oferecer um bom atendimento aos pacientes. Cada vez mais as pessoas buscam serviços mais humanizados e um cirurgião-dentista pode aproveitar muito bem essa tendência para se destacar.

Restou alguma dúvida sobre cursar Odontologia? Deixe a sua pergunta nos comentários!

6 melhores dicas para estudar para o vestibular
Conheça os 4 erros comuns na escolha na profissão e como evitá-los