Vida de Estudante

Saiba como conciliar trabalho e faculdade

Quem deseja iniciar um curso superior tem em mente que sacrifícios são necessários para fazê-lo dar certo. Um dos principais questionamentos nesse momento é como conciliar trabalho e faculdade, especialmente para quem precisa arcar com as suas próprias contas.

De fato, essa missão é um pouco difícil, mas com dicas de organização e jogo de cintura é muito mais fácil superar os problemas e conquistar o diploma. Confira algumas ideias!

Estabeleça prioridades

O primeiro passo para se dar bem ao trabalhar e estudar é estabelecer o que é importante na sua vida. Se você precisa se formar para subir na carreira, faça tudo o que estiver ao seu alcance para terminar a faculdade o quanto antes.

Caso o trabalho seja a prioridade, você pode fazer menos matérias, para conseguir administrar possíveis horas extras ou um curso tecnológico que é mais curto, por exemplo.

Isso também significa que você terá que deixar de fazer algumas coisas que gosta no dia a dia e dividir as tarefas, seja com colegas e familiares. Lembre-se de que você não precisa ser o super-homem: cumpra suas obrigações com qualidade e evite se enrolar com compromissos extras.

Organize um cronograma para não esquecer suas tarefas

Quando você começa uma faculdade e está trabalhando, você ganha um problema: a falta de tempo. A única forma que existe de driblá-la é a organização. Fazer uma tabela de horários com todas as suas tarefas em um dia e segui-la regularmente ajuda muito a conseguir dar conta das obrigações.

Procure listar cada uma das coisas que você faz em um dia, organize-as de forma lógica e faça uma estimativa do tempo gasto nelas. Com a prática, você se tornará uma pessoa que não deixa nada para trás por falta de tempo.

Além disso, se preferir, você também pode usar a tecnologia para ajudar, controlando as tarefas pelo celular, afinal, não faltam aplicativos para lhe auxiliar nesse empreitada.

Negocie com chefes e professores horários flexíveis

No começo das aulas, informe seus chefes sobre o início da faculdade. Além disso, também converse com professores e explique que tem horários restritos devido às tarefas do serviço.

Isso ajuda muito a negociar novos prazos para trabalhos e provas, além de facilitar o diálogo caso algum dia você precise sair mais cedo do seu emprego para estudar. Com um pouco de conversa é bem mais fácil lidar com a situação.

Foque nas tarefas para terminá-las rapidamente

Uma lição importantíssima para quem deseja começar a estudar nessas circunstâncias é aprender a usar toda a sua atenção no que está fazendo. Assim você rende mais, termina os afazeres de forma mais rápida e não perde seu precioso com retrabalho.

Isso vai ajudá-lo, inclusive, a crescer na carreira, já que aumenta a sua produtividade. Ter concentração nas aulas, por exemplo, evita que você precise se esforçar ainda mais nos estudos, ajudando a ter resultados melhores sem ter que dedicar muito tempo para isso.

Saiba que conciliar trabalho e faculdade não é desculpa para descuidar da saúde

Nesse período turbulento, muitos estudantes acabam deixando de se alimentar bem, praticar exercícios físicos e até reservar um tempo para relaxar e fazer alguma atividade de lazer que goste. A perda desses bons hábitos, com o passar do tempo, pode desencadear problemas gravíssimos de estresse, gastrite, pressão alta, e outras doenças relacionadas.

Assim, quem pretende realizar essa maratona de atividades precisa estar bem condicionado para terminá-la com sucesso. Por isso, mesmo com as dificuldades, não deixe de se atentar para seu bem-estar nem que, para isso, você seja obrigado a reservar um horário dentro do cronograma.

Se você se pergunta como conciliar trabalho e faculdade, com certeza já está no meio do caminho para começar seu curso. Por isso, assine nossa newsletter, saiba mais sobre o ambiente universitário e se prepare para uma jornada que, apesar de difícil, será uma das mais gratificantes de toda a sua vida!

Saiba como estudar e aprender mais fácil com nossas 5 dicas
5 ferramentas que podem ajudar a estudar mais
Saiba como é a rotina de um residente em Medicina