Vida de Estudante

Saiba como conciliar trabalho e faculdade

Durante a graduação, alguns sacrifícios são necessários para fazer a experiência dar certo. Nesse momento, um dos principais questionamentos é como conciliar trabalho e faculdade, especialmente para aqueles que precisam arcar com as próprias contas.

De fato, a missão é um pouco difícil. No entanto, com organização e jogo de cintura é muito mais fácil superar os problemas e conquistar o diploma. E pode ter certeza: todo o esforço valerá a pena. Confira, a seguir, algumas ideias para mandar bem nessa empreitada. Boa leitura!

Estabeleça prioridades

O primeiro passo para ser bem-sucedido ao trabalhar e estudar simultaneamente é estabelecer o que é importante na sua vida. Se você precisa se formar para subir na carreira, faça tudo o que estiver ao seu alcance para terminar a faculdade o quanto antes.

Caso o trabalho seja a prioridade, você pode, por exemplo, fazer menos matérias no semestre, o que permite administrar possíveis horas extras, ou optar por um curso tecnológico que é mais curto — geralmente dura dois anos.

Isso também significa que você terá que deixar de fazer algumas atividades que gosta no dia a dia e dividir as tarefas, seja com colegas, seja com familiares. Lembre-se de que você não precisa ser o super-homem: cumpra suas obrigações com qualidade e evite se enrolar com compromissos extras.

Organize um cronograma para não se esquecer das tarefas

Quando você começa a faculdade e está trabalhando, surge um problema: a falta de tempo. A única forma que existe de driblar isso é por meio da organização. Fazer uma tabela de horários com todas as suas tarefas diárias e seguir regularmente ajuda muito a dar conta das obrigações.

Procure listar cada uma das coisas que você executa em um dia, organize de forma lógica e faça uma estimativa do tempo gasto nelas. Com a prática, você se tornará uma pessoa que não deixa nada para trás por falta de tempo — essa é uma desculpa usada pelos desorganizados. Além disso, se preferir, você também pode usar a tecnologia, controlando as tarefas pelo celular. Afinal, não faltam aplicativos para auxiliar nessa questão, não é mesmo?

Negocie horários flexíveis com o chefe e os professores

Informe o seu chefe e seus colegas sobre o início das aulas. Converse também com os professores e explique que você tem horários restritos devido às tarefas do serviço. Exponha sua situação o quanto antes.

Isso ajuda muito a negociar novos prazos para trabalhos e provas, além de facilitar o diálogo, caso precise algum dia sair mais cedo do emprego para estudar. Com uma conversa franca, é bem mais fácil lidar com a situação.

Tenha foco para terminar as tarefas rapidamente

Uma lição importantíssima para quem deseja descobrir como conciliar trabalho e faculdade é aprender a usar toda a atenção no que está fazendo. Dessa forma, você rende mais, termina os afazeres mais rápido e não perde seu precioso tempo com retrabalho.

Isso contribui, inclusive, com o crescimento da carreira, já que aumenta sua produtividade. Ter concentração nas aulas, por exemplo, evita que você precise se esforçar ainda mais nos estudos, colaborando para alcançar resultados melhores sem ter que dedicar muito tempo a isso. Sem dúvida vale a pena se esforçar para ter acesso a esses benefícios.

Saiba que conciliar trabalho e faculdade não é desculpa para descuidar da saúde

Nesse período turbulento, muitos estudantes deixam de se alimentar bem, praticar exercícios físicos e até reservar um tempo para relaxar e fazer alguma atividade de lazer. A perda desses bons hábitos, com o passar do tempo, pode desencadear problemas gravíssimos de estresse, gastrite, pressão alta e outras doenças relacionadas.

Quem pretende realizar essa maratona de atividades precisa estar bem condicionado para terminá-la com sucesso. Por isso, mesmo com as dificuldades, não deixe de se atentar para seu bem-estar, nem que para isso você seja obrigado a reservar um horário dentro do cronograma.

Aprenda a dizer não

Convites para sair com os amigos quando há conteúdo acumulado para estudar, pedidos excessivos de ajuda dos colegas de trabalho, incontáveis favores para familiares. Muita gente, simplesmente, não consegue dizer não para atividades que podem provocar complicações no futuro. O principal problema disso é a sobrecarga, que geralmente vem acompanhada do estresse.

Ao ingressar na faculdade trabalhando, você se deparou com uma realidade que requer alguns sacrifícios. Contudo, o esforço tem um grande propósito. Enquanto o emprego é indispensável para o seu sustento, o estudo representa a tão sonhada oportunidade de desenvolvimento profissional. Nem sempre será possível dar conta de tudo — entenda esse ponto e esteja disposto a abrir mão de programas que você fazia antes.

Então, para não sofrer e conseguir viver de forma leve e tranquila, aprenda a dizer não. Isso não significa que você precisa se afastar dos amigos e familiares e negar apoio aos colegas de profissão. O equilíbrio é muito importante, sendo necessário responder racionalmente, evitando consequências negativas no futuro. Ao recusar algo, seja educado e explique os motivos de forma tranquila. Todos entenderão.

Observe os sinais de cansaço

Acompanhe atentamente o seu rendimento nos estudos e também o desempenho no emprego. Caso comece a cair, é necessário agir rapidamente. A baixa performance costuma vir acompanhada de alguns sintomas: sonolência, aumento no consumo de cafeína, irritação, perda de interesse pelas atividades e dificuldade de concentração.

O problema pode ser corrigido com a mudança na rotina. O período de descanso adequado, uma média de 8 horas de sono, deve fazer parte de sua realidade. Você sabia que o raciocínio e a disposição, componentes fundamentais para quem tem um cotidiano corrido, são reabastecidos enquanto dormimos?

A dica é eliminar todas as distrações quando for para cama, incluindo celular, TV e tablets, estabelecendo um período de descanso que deve ser respeitado. Praticar atividades físicas também ajuda na qualidade do sono e regula os níveis de estresse. Que tal começar a praticar o seu esporte favorito? Se essa não for a sua praia, tente a caminhada, que é simples e também produz bons resultados.

No começo, mudar o comportamento é complicado, mas logo os resultados positivos aparecem, há mais motivação e a rotina passa a ser incorporada.

Evite distrações ao cumprir uma obrigação

Quer saber o grande segredo sobre como conciliar trabalho e faculdade? Ele é bem mais simples do que você imagina. Basta eliminar todas as distrações e se dedicar com afinco ao cumprir qualquer obrigação. Por mais que a tentação de parar de fazer algo para checar as redes sociais, tomar um cafezinho ou olhar a programação do cinema seja grande, faça isso como recompensa após a conclusão da tarefa.

Nesse sentido, o Método Pomodoro tem ajudado muitas pessoas. Ele consiste em definir períodos de 25 minutos em que o foco é mantido, exclusivamente, nas obrigações, com intervalos de 5 minutos para você fazer o que quiser. Após cinco desses ciclos, é recomendado descansar por meia hora. Experimente aplicar em sua rotina de trabalho e de estudos e confira os resultados. Você não vai se arrepender.

Viu como conciliar trabalho e faculdade pode se tornar mais simples com as nossas dicas? Para continuar descobrindo novidades sobre o mundo universitário, assine a nossa newsletter!

You may also like
UNIFACIG presente no Seminário de Marketing Digital Reload em Viçosa
1º BATE PAPO SEM FRONTEIRAS
Projeto UNIFACIG em Comunidade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site