Vida de Estudante

Saiba como estudar e aprender mais fácil com nossas 5 dicas

Você relê e até grifa as partes mais importantes da matéria que está estudando, mas mesmo assim sente como se não absorvesse o conteúdo por completo. Se essa é uma situação frequente no seu dia a dia de estudos, é um sinal de que é preciso melhorar suas técnicas de como estudar e aprender mais fácil o assunto em questão.

Felizmente, existem diversas atitudes e hábitos que podem ser cultivados a fim de absorver melhor o conteúdo e ter um bom rendimento nas provas, simulados e vestibulares. E é sobre isso que você vai saber mais em nosso post de hoje.

Abaixo, você poderá conferir algumas dicas importantes para ser mais eficiente nos estudos e obter melhores resultados. Acompanhe!

1. Descubra como funciona o seu corpo

Sim, esse é um assunto primordial para se dar bem nos estudos. Algumas pessoas relatam que o melhor horário para estudar é pela manhã, outras preferem à tarde e um terceiro grupo se sente melhor estudando durante a noite.

É importante saber que cada um tem seu próprio ritmo e tem mais disposição para aprender em determinada parte do dia. Faça testes, veja quando você se sente mais cansado ou quando está com disposição e com vontade de aprender.

Dessa forma, você vai descobrir qual é o melhor momento para o seu corpo e se sentir mais confortável e produtivo em suas leituras.

2. Ensine a você e aos outros

Ler e fazer resumos é muito importante para o aprendizado, sem dúvida alguma. Porém, fixar o conteúdo depende de um esforço que vai além, fazendo você dominar o conteúdo por completo a ponto de conseguir passar o que sabe para frente.

Essa divisão de conhecimento pode ser com outras pessoas e até com você mesmo. Se você tiver oportunidade, participe de grupos de estudo e tente ministrar pequenas aulas para ajudar os outros alunos que têm mais dificuldade em uma matéria. Dessa forma, você precisará estudar e saber tudo para passar o conteúdo adiante.

Caso isso não seja possível, prepare pequenas aulas sozinho, para você mesmo. Resuma o que de mais importante você leu, anote e repita em voz alta, como se estivesse em uma sala de aula. A repetição é um dos segredos infalíveis para quem deseja ter sucesso nas provas.

3. Faça exercícios

Mais uma vez a prática se mostra indispensável nos estudos. Depois de ler e entender a teoria de qualquer matéria, é de extrema importância fazer muitos exercícios para fixar o que você acabou de aprender.

É na hora de exercitar o conhecimento que as dúvidas pontuais podem surgir e solucioná-las é a grande chave para acertar aquele exercício difícil do vestibular ou da prova.

4. Tenha uma rotina de exercícios

Exercitar-se diariamente é um hábito que afeta indiretamente o sucesso nos estudos. Ao praticar uma atividade física, o indivíduo também exercita sua capacidade de manter o foco, construir objetivos e dar uma pausa na rotina de estudos, o que pode ser excelente para melhorar a memória.

Segundo uma pesquisa publicada pelo British Medical Journal, a prática de exercícios de 10 a 40 minutos apresentou uma melhora significativa no foco e na concentração mental. Por isso, a atividade física nunca deve ser deixada de lado, nem nas fases de estudo mais intensas.

5. Faça pequenas pausas

As pausas são muito importantes para relaxar o corpo e a mente e são primordiais entre o estudo de uma matéria e outra. A cada, levante-se, faça um alongamento, beba água, faça um lanche ou tome um banho para começar uma nova etapa nos estudos. Essa atitude é revigorante e vai fazer você recomeçar mais disposto a aprender mais.

Seguindo as dicas acima de como estudar e aprender mais fácil, você certamente conseguirá absorver melhor o conteúdo e se organizar mais facilmente para estudar tudo o que precisa. Não se esqueça de que o planejamento, o respeito ao seu organismo e a organização são fatores imprescindíveis para o seu sucesso.

E então, gostou das nossas dicas? Que tal receber sempre conteúdos como esse em seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro dos assuntos mais interessantes sobre educação e aprendizado.

O Curso de Engenharia Civil do UNIFACIG Realizou uma Visita Técnica na Obra do Edifício Unique Business
Reflexão Sobre o Exercício Profissional.
Metodologia de Projeto Utilizada no Curso de Marketing na disciplina de Propaganda e Publicidade