Vestibulando

Saiba como ingressar em uma faculdade particular

Abrir as portas para um mundo de oportunidades. Esse é o objetivo da maioria dos jovens que sonham com a conquista de um diploma universitário. Afinal, para conseguir ocupar determinadas funções, crescer profissionalmente, tornar-se independente financeiramente e até ajudar a própria família, muitas vezes é necessário concluir um curso superior.

E, nesse momento de decisão, em que é necessário escolher não apenas o curso, mas também a instituição de ensino, muitos podem se questionar: como ingressar em uma faculdade particular? Dificuldades encontradas no dia a dia, infelizmente, levam muitos a desistirem dos sonhos. Para alguns, enfrentar o cansaço depois de um dia de trabalho ou pagar as mensalidades de uma faculdade particular parecem tarefas impossíveis.

O que a maioria não sabe é que, da mesma forma que você precisa de um diploma, a sociedade precisa de profissionais. Por isso, atualmente, existem alguns incentivos para o ingresso no ensino superior, e fazer parte desses programas pode ser mais fácil do que você imagina!

Conheça agora algumas das possibilidades para entrar no curso de seus sonhos na faculdade particular e alavancar sua vida profissional:

Enem

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem uma utilidade desconhecida por muitos alunos: ela permite o ingresso em universidades. Algumas delas utilizam apenas a nota do candidato. Outras entendem que os estudantes com notas maiores merecem descontos. A nota também é usada para o Fies e o ProUni.

Se você não participou do Enem quando terminou o ensino médio ou se não conseguiu uma nota tão boa, ainda há chance: basta prestá-lo novamente. Fique atento à data de inscrição, se prepare para a prova e aposte nessa nova oportunidade.

Fies

Pagar a faculdade pode ser um grande desafio. Por isso, o Fies (Financiamento Estudantil) se propõe a disponibilizar aos estudantes um financiamento com uma taxa de juros mais baixa que a oferecida pelo mercado. O empréstimo começa a ser pago após a conclusão do curso.

Para receber o benefício há alguns critérios, como ter prestado Enem no ano anterior, estar matriculado em uma faculdade que aceita o Fies, além de garantir, por meio de documentos, que a família possui rendimento de até 2,5 salários mínimos. Também há algumas exigências quanto aos cursos que recebem prioridade para esse tipo de facilidade.

ProUni

Através do ProUni (Programa Universidade para Todos), é possível conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais.

Por tratar-se de um programa social, assim como no caso do Fies, alguns critérios precisam ser seguidos: a família precisa ter renda de, no máximo, 3 salários mínimos por pessoa. O aluno também necessita ter realizado a prova do Enem e ter obtido no mínimo 450 pontos, além de não ter zerado a nota de redação. 

Como é uma bolsa, e não um empréstimo, essa é uma oportunidade muito valorizada pelos candidatos, que não medem esforços para conseguir esse benefício.

Vestibular

O vestibular é um dos métodos mais utilizados para ingressar nas faculdades e mesmo para quem não optou por um dos programas acima, há universidades com preços bastante acessíveis. A maioria delas têm seu próprio processo seletivo, com provas que podem ter questões de múltipla escolha, dissertativas e redação. Em muitos casos, essas fases ocorrem em dias diferentes.

Outras faculdades, como a FACIG, oferecem uma oportunidade a mais para os estudantes: o vestibular agendado. Com isso, a data e o horário de realização da prova são definidos pelo candidato. Caso haja vagas disponíveis, o aluno pode fazer a matrícula e começar o curso imediatamente.

Agora você já sabe como ingressar em uma faculdade particular, não é? E então, já escolheu seu curso? Conhece alguma outra dica? Não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!

You may also like
Qual é o curso ideal para cuidar do negócio próprio?
3 dicas para estudar para o ENEM e conseguir uma nota maior
Quer entender como funciona o Fies? Tire suas dúvidas agora!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This