Carreira

Saiba como manter o emprego com estas 5 dicas!

Manter o emprego, para muitos profissionais, se tornou um desafio tão grande quanto ingressar no mercado de trabalho. Afinal, diversos fatores contribuem para as constantes mudanças internas dentro de uma empresa, como a adoção de novas tecnologias que substituem colaboradores e automatizam diversos setores e, em especial, os momentos de crise que o país pode enfrentar.

Em meio a esses possíveis cenários, fica a dúvida: o que pode ser feito para garantir o emprego? Embora não haja uma fórmula, existem algumas dicas essenciais que podem ajudá-lo a se destacar e se tornar um profissional indispensável para a organização. Pensando nisso, reunimos 5 delas que você deve adotar. Confira!

1. Seja proativo

Nunca se acomode às suas funções habituais e deixe para fazer algo diferente apenas caso seja solicitado pelo seu chefe — isso só ajuda a criar uma imagem negativa de baixo comprometimento e pouca produtividade.

Ao contrário, mostre interesse por novas funções e vontade de trazer soluções para os problemas do trabalho. Ou seja, encare os desafios como uma oportunidade para mostrar seu conhecimento e suas habilidades.

2. Desenvolva o seu networking

Quando se fala em networking, é comum lembrar de como ele pode ser útil na busca por um novo emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Porém, o que muita gente esquece é que ter e fortalecer a rede de contatos dentro da empresa onde trabalha é fundamental. Por isso, lembre-se daquela velha máxima “quem não é visto, não é lembrado” e busque desenvolver seu networking. Sempre.

Para tanto, se faça presente em eventos da organização, interaja com colegas e superiores e saiba se promover para as pessoas certas que podem não apenas garantir a sua permanência no setor em que atua, como também indicá-lo para novos projetos.

3. Atente aos atrasos e às faltas sem motivo

A terceira dica sobre como manter o emprego pode até parecer óbvia, mas ainda assim é essencial abordá-la, pois há muitas pessoas que insistem em ignorá-la. Trata-se de evitar aqueles atrasos e faltas sem motivo. Afinal, se você se torna um funcionário ausente e desleixado com as suas próprias responsabilidades, as chances de ser desligado da empresa só aumentam.

Portanto, lembre-se: independentemente de qual for a empresa, ela vai precisar de colaboradores com quem, de fato, possa contar para continuar crescendo e ganhando espaço no mercado.

4. Adote uma postura participativa

Outra dica importante para manter o emprego é adotar uma postura mais participativa no ambiente do trabalho. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.

Bem, acontece que um profissional que busca sempre ser prestativo com os colegas — e ajuda eles a sanar as dificuldades que têm —, sabe trabalhar em equipe, aceita se envolver em projetos com colaboradores de outras áreas e está empenhado não apenas no próprio sucesso individual, mas sim no coletivo, acaba se destacando positivamente.

5. Mantenha-se atualizado

Por fim, mas não menos importante, busque sempre se manter atualizado. Para isso, invista no seu aprendizado para se especializar, ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades que o permitam assumir novos cargos e, inclusive, ter um retorno financeiro melhor. Como?

Por meio de uma graduação e uma pós-graduação, de cursos de idioma e de treinamentos, workshops e oficinas voltadas para o aperfeiçoamento de habilidades diferenciais que vão lhe destacar como profissional na área em que escolheu atuar.

Como você viu, existem dicas simples — porém, fundamentais — que você pode colocar em prática para se tornar um profissional indispensável para qualquer companhia e, assim, manter o emprego. Por isso, comece hoje mesmo a colocá-las em prática!

Se você gostou de ler sobre o assunto, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros temas que envolvem a sua formação e o seu sucesso profissional!

You may also like
Como fazer um mapa mental? Veja a técnica que vai facilitar sua rotina de estudos
Ler em voz alta ajuda na memorização?
Entrevista para o primeiro emprego: saiba como se preparar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This