Vida de Estudante

Saiba como organizar uma rotina de estudos eficiente!

Para organizar uma rotina de estudos realmente eficiente, é necessário levar em consideração dois principais aspectos: saúde e organização.

Sem essas duas preocupações, as chances de seus esforços irem por água abaixo é grande, já que ninguém consegue ter um bom desempenho intelectual se não estiver em pleno vigor físico e mental, em um ambiente estruturado para os estudos.

Quer saber como conseguir tudo isso? Neste artigo, listamos seis dicas essenciais para quem deseja estudar de maneira organizada e eficaz. Acompanhe!

1. Organize seu local de estudos

Não dá para ser produtivo em um espaço desorganizado, não é mesmo? Assim como um cozinheiro precisa ter a cozinha impecável para trabalhar e o médico precisa de um consultório apropriado para atender os pacientes, um estudante deve ter um espaço apropriado, limpo, arrumado, arejado e muito bem iluminado.

Se não for possível criar esse ambiente em casa, procure espaços públicos onde você possa encontrar a maior parte dessas características, como uma biblioteca pública, por exemplo.

2. Ouça música para evitar distrações

Estudar ouvindo música é uma boa estratégia para manter a concentração e desligar-se das distrações ao seu redor. Para estudar, é indicado evitar músicas muito agitadas ou conhecidas, pois elas podem tornar-se uma distração. Experimente ouvir música clássica, jazz ou músicas para meditação, por exemplo.

3. Desligue celular, TV e outros eletrônicos

Hoje em dia, estamos conectados praticamente o tempo inteiro, durante todo o dia, de modo que é quase inevitável distrair-se com mensagens, vídeos enviados nos grupos de bate-papo etc.

Por isso, procure colocar o celular no silencioso ou no modo avião quando for estudar, ou desligue-o. O mesmo vale para TV, tablets e outros aparelhos que possam tirar sua atenção dos livros.

4. Faça intervalos regulares

Em meio a uma maratona de estudos é necessário fazer algumas pausas de tempos em tempos. Pode ser a cada uma hora ou 90 minutos, dependendo da sua disposição. Durante essas pausas, procure se hidratar, fazer alongamentos e, se possível, respirar ar puro. Depois de dez ou quinze minutos, retome seus trabalhos.

5. Alimente-se bem

Quando nos concentramos em uma tarefa, é comum esquecermos de nos alimentar por longos períodos, o que não é recomendado, sobretudo para estudantes que ainda se encontram em fase de crescimento.

O cérebro é um órgão faminto e exige a queima de muitas calorias, de modo que a atividade intelectual prolongada combinada à má alimentação é um caminho certo para uma estafa mental. Trate de consumir alimentos frescos e saudáveis, beliscar alguma coisa enquanto estuda e manter-se sempre bem hidratado.

6. Durma o suficiente

Para que sua mente possa processar tudo o que você estudou durante o dia, é importante que você tenha uma boa noite de sono. Estudantes sujeitos a uma rotina de estudos pesada e que se estende por meses a fio devem tomar muito cuidado com a quantidade de horas dormidas diariamente.

Para esses indivíduos poderem manter o ritmo de uma rotina de estudos tão intensa, principalmente os mais jovens, com menos de 20 anos, são necessárias, no mínimo, nove horas de sono todos os dias.

E aí? Gostou das nossas dicas sobre como organizar uma rotina de estudos eficiente? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais para que eles também possam se organizar.

5 dicas de alimentação para estudantes que você precisa conhecer!
Como conseguir trabalhar e estudar para concurso ao mesmo tempo?
Os 5 melhores sites de emprego!