Vida de Estudante

Saiba como ter disciplina e se dar bem no curso de medicina

Você é da turma que acha que o desafio é passar no vestibular para o curso de medicina e depois é só moleza? Pois está na hora de rever seus conceitos! Além de ser uma das graduações mais concorridas do país, a formação nessa área exige da sua parte bastante dedicação, vontade de aprender e interesse em sempre se atualizar. Não é à toa que muitos estudantes se perguntam como ter disciplina para se dar bem ao longo dos semestres.

Porém, fique calmo, pois não há motivo para desespero! Seguindo as dicas que reunimos neste post, você vai conseguir se organizar, otimizar o tempo e potencializar os estudos para garantir não apenas boas notas, mas um aprendizado eficiente para o seu futuro profissional. Confira!

Faça um plano de estudos

A primeira dica é bem simples, mas indispensável: no decorrer das primeiras semanas de aulas, identifique as matérias com as quais você tem mais dificuldade e que são mais importantes. A partir disso, faça um plano de estudos para poder priorizar esses conteúdos, sanar suas dúvidas e resolver questões que os envolvem.

Esse planejamento, inclusive, pode ser dividido em ciclos de acordo com os seus horários livres para complementar o que é visto em sala de aula e ampliar sua bagagem de conhecimento e informações.

Monte um cronograma de atividades

Outra dica útil sobre como ter disciplina no curso de medicina é montar um cronograma semanal de atividades. Isso vai ajudá-lo a se organizar quanto aos exercícios, projetos, trabalhos em grupo e artigos acadêmicos que você precisa fazer.

Além disso, permitirá um maior controle quanto aos prazos de cada um deles — já que eles vão estar em ordem de prioridade —, evitando, assim, que se acumulem ou, pior, atrasem e afetem seu desempenho e participação nas disciplinas.

Elabore resumos periódicos

A cada semestre, estabeleça um período para revisar todas as matérias que já foram dadas e realizar resumos que vão ajudá-lo futuramente quando quiser pesquisar sobre um determinado assunto que viu meses ou mesmo anos atrás.

O intervalo entre eles pode ser de um mês, por exemplo, e esse material pode ser feito em forma de fichamentos, notas, citações, divididos em tópicos etc. Essa é uma ótima sugestão, principalmente para disciplinas que têm uma carga maior de dados, nomes científicos e afins.

Não deixe de descansar

Por último, ao terminar seu cronograma de atividades, fazer resumos e se manter em dia quanto ao planejamento que fez, não abra mão de descansar! Lembre-se que você não é uma máquina e que precisa de momentos para relaxar e desocupar a mente recuperando, assim, as energias.

Por isso, aproveite o fim de semana para sair com os amigos, ir à praia, assistir séries ou apenas ficar navegando na internet, visto que, além de ser fundamental para o seu bem-estar, esses momentos de lazer ainda ajudam a diminuir os níveis de estresse e ansiedade (especialmente no fim de semestre).

Adotando nossas dicas durante sua trajetória acadêmica, você verá como o curso de medicina não é nenhum bicho de sete cabeças. Ao contrário, basta apenas saber como ter disciplina e se dedicar para ter uma formação verdadeiramente produtiva e se tornar um excelente médico.

Bem, já que falamos tanto sobre a área neste post, aproveite e confira alguns mitos e verdades que envolvem a área e você precisa conhecer!

You may also like
5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo da faculdade
Saiba como conciliar trabalho e faculdade
6 mitos e verdades sobre o curso de Medicina que você precisa conhecer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This