Carreira

Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular

Durante o ensino médio, os estudantes costumam ter duas grandes dúvidas: como se dar bem no Enem e o que fazer com a nota. Nesse último caso, é comum focar na ideia de usar a nota do Enem para entrar numa faculdade pública. Mas, na verdade, o exame também pode ser utilizado para ingressar em faculdades privadas e ajudar a realizar o sonho de conquistar um diploma do ensino superior.

Isso mesmo! Existem diversas opções disponíveis para essa modalidade. Por exemplo, você pode usar a nota para ganhar uma bolsa parcial ou até mesmo integral paga pelo governo, por meio do ProUni. Ou ainda entrar direto na faculdade particular sem fazer vestibular.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas maneiras de usar a nota do Enem. Confira!

Usar a nota do Enem para obter bolsa do ProUni

Essa é uma das opções mais vantajosas para usar a nota do Enem. O Programa Universidade para Todos, o ProUni, é uma iniciativa do governo federal que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas.

Para participar, o candidato deve atender a alguns requisitos. Não poder, por exemplo, ter diploma de nível superior, ou seja, não pode ser formado em nenhum curso de graduação ou licenciatura. Além disso, o candidato deve cumprir requisitos de renda, demonstrando que não tem recursos suficientes para arcar com os custos de uma faculdade particular.

Outra exigência é que o candidato precisa ter participado do Enem do ano imediatamente anterior. Por fim, o candidato ao ProUni deve ter atingido um desempenho mínimo no exame de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

As notas para o ProUni variam de acordo com a faculdade, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). Dependendo da vaga é possível entrar com pouco mais do que o desempenho mínimo. Os processos seletivos do ProUni ocorrem duas vezes ao ano. Fique atento!

Entrar na faculdade privada direto, sem vestibular

Caso os critérios do ProUni não se encaixem no seu perfil ou se a concorrência for muito grande, você tem a oportunidade de usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular sem precisar fazer o vestibular. Isso porque muitas instituições passaram a adotar o desempenho no Enem como uma das formas de ingresso.

Nesse tipo de situação, o candidato precisa apenas apresentar sua nota do Enem e, caso consiga atingir o mínimo necessário, basta fazer a matrícula. Cada faculdade pode apresentar requisitos complementares à nota, por exemplo, atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento cobradas no exame. Portanto, consulte o edital do processo seletivo ou fale diretamente com a secretaria da instituição.

Conseguir bolsas oferecidas pela própria faculdade

Outra maneira de usar a nota do Enem é participar de uma seleção interna de bolsas das faculdades particulares. Diversas instituições oferecem a chance de você estudar totalmente de graça ou com bons descontos apenas apresentando a nota do Enem. Isso porque elas entendem que a nota do exame serve de parâmetro para mostrar o desempenho do aluno e, por isso, avaliar se merece uma bolsa na instituição.

Ao contrário do ProUni, que passa pela chancela do governo, este tipo de bolsa é organizado e concedido exclusivamente pela instituição de ensino. Quando for se inscrever para uma faculdade, pergunte sobre essa possibilidade. As chances de conseguir são grandes!

Vimos algumas maneiras de usar a nota do Enem para entrar numa faculdade particular. Nesse processo é importante sempre saber avaliar o curso antes de entrar na faculdade. Analise as notas obtidas pelo curso e procure informações sobre o corpo docente. Assim você vai ter uma excelente formação em uma instituição de ensino.

E aí, já quer entrar para universidade? Entre em contato a Facig. Somos uma instituição de ensino superior com diversos cursos de graduação e pós-graduação. Um deles certamente vai interessar a você!

Como saber se vale a pena mudar de cidade para estudar?
O Curso de Engenharia Civil do UNIFACIG Realizou uma Visita Técnica na Obra do Edifício Unique Business
Professores UNIFACIG Apresentam Trabalhos no V Fórum STHEM Brasil