Saiba mais sobre a graduação tecnológica em gestão ambiental

Um dos assuntos que se mantém relevante atualmente é a necessidade de protegermos o meio ambiente e de darmos um melhor destino aos resíduos que produzimos. Tanta preocupação em salvar o planeta deu origem a muitas profissões que buscam criar condições para que a vida na Terra esteja dentro de condições aceitáveis, do ponto de vista da sustentabilidade.

Uma dessas carreiras pode ser construída por meio da graduação tecnológica em gestão ambiental. O profissional formado por esse curso já está se tornando uma exigência, já que as empresas estão buscando se ajustar às leis ambientais e obter a certificação ISO 14000.

Quem se interessa pelo meio ambiente e está buscando uma formação que combine a gestão de recursos naturais, atividades que tenham relação com o correto destino de resíduos, assim como o controle das atividades que promovam sérios impactos ambientais, pode se identificar com esta área.

Se está buscando uma formação superior, vale a pena conhecer mais sobre o curso. Veja só!

Como é a atuação profissional?

O gestor ambiental é aquele que planeja projetos relacionados ao impacto ambiental de resíduos da indústria e de outros setores. Ele também pode executar esses projetos ou mesmo gerenciar equipes.

Há, ainda, a possibilidade de atuar com certificação, com a qual garantirá que determinada empresa esteja executando medidas apropriadas de controle dos impactos ambientais e logística reversa, bem como prestar serviços de consultoria, docência e pesquisa.

A atuação desse profissional é bastante diversificada e pode se voltar para o setor público, como fiscal, mas também para o setor privado.

Como é elaborada a grade do curso?

Embora as disciplinas possam mudar em cada instituição, de modo geral, a grade do curso apresenta disciplinas que combinam meio ambiente, ciências sociais e administração.

A ideia é que o aluno tenha uma boa base sobre ecologia, sustentabilidade, geoquímica, recuperação do solo, zoologia, botânica, direito ambiental, mas também de economia e gestão de projetos.

É claro que as disciplinas relacionadas com meio ambiente serão a maior parte do curso, mas o gestor ambiental precisa ter uma visão macro de sua atuação, já que ele vai gerir projetos, estabelecendo o controle do que é feito nas empresas e sua participação e seu impacto na sociedade.

Qual é o perfil esperado para um gestor ambiental?

Por mais que se trate de um curso que tenha profunda relação com as áreas de administração e gestão de projetos, espera-se que o gestor ambiental também se identifique com assuntos relacionados com o meio ambiente — afinal, ele vai lidar com essas questões durante todo o seu trabalho.

O seu objetivo deve ser sempre garantir que a questão ambiental esteja preservada em todas as ações das empresas com que trabalhar, seja planejando os projetos, seja fiscalizando as empresas.

E, aí? Ficou interessado pela graduação tecnológica em gestão ambiental? Esta pode ser a carreira com que você estava sonhando! Para continuar acompanhando nossas dicas de cursos, carreiras ou mesmo queria conhecer mais sobre os cursos que oferecemos em nossa instituição, curta nossa página no Facebook!

Como é o curso de Enfermagem?
Saiba mais sobre o curso de Pedagogia
Engenharia de Produção e Administração: qual a diferença?