Cursos

Saiba mais sobre o curso de Administração!

O curso de Administração é um dos mais procurados em muitas faculdades no país. Nele, o aluno pode aprender como fazer o gerenciamento de uma empresa, entender o funcionamento de seu ambiente e também o desempenho dos negócios.

Portanto, cabe ao administrador tarefas como levantar informações para tomadas de decisões, apresentar soluções, definir metas e objetivos financeiros, negociar, acompanhar resultados, liderar pessoas e equipes de acordo com o contexto organizacional.

Da comunicação à matemática: uma profissão eclética

Seja em que área for atuar, o trabalho do administrador normalmente envolve números e planilhas, além de se manter atualizado com dados econômicos, tendências de consumo e até mesmo informações legislativas da área de atuação da empresa.

Mas há também muito da área de Humanas para quem escolhe essa profissão, que tem uma das grades curriculares mais diversas. O bom administrador deve saber de finanças, custos e estatísticas. Por outro lado, precisa entender como aliar os números ao trato com pessoas.

Há algumas maneiras de descobrir se uma pessoa tem vocação para a Administração. Esse artigo mostra como é o curso e se o mercado de trabalho está favorável para quem quer seguir essa carreira.

Pluralidade de opções: o mercado de trabalho

Pelo fato de o administrador poder trabalhar em diversas áreas, como finanças, gestão de pessoas, marketing, operações, entre outros, o mercado para esse profissional é muito bom. Esta é uma das grandes vantagens do curso: a facilidade de encontrar vários tipos de trabalho em qualquer empresa.

Entretanto, a grande quantidade de formandos nessa área pode trazer algumas dificuldades na carreira, pois somente aqueles que se destacarem ficarão com as melhores vagas. Por isso, é recomendável fazer um MBA e cursos de especialização na mesma ou ainda em outras áreas afins à Administração para aumentar as chances.

Geralmente, o primeiro cargo costuma ser de analista júnior, passando depois para pleno e sênior. Se exercer bem o seu trabalho, posteriormente poderá ocupar a posição de supervisão e gestão, como gerência e direção. Para atingir essa evolução, conversar com gestores e frequentar eventos, congressos e palestras com especialistas da área é fundamental.

Estágio e intercâmbio: as primeiras oportunidades

Na maioria dos cursos, o estágio é obrigatório, de modo que o aluno precisará cumprir um determinado número de horas para poder se formar. Quem costuma recrutar estagiários do curso de Administração são empresas e órgãos públicos. É recomendável ficar atento às oportunidades divulgadas pela própria faculdade — sobretudo, porque não há época definida para uma vaga surgir.

Já o momento ideal para procurar um estágio costuma ser a partir do terceiro ano e o estudante precisa estar apto a aprender e a realizar bem as tarefas designadas. Afinal, algumas empresas dão a oportunidade de efetivar os seus estagiários, quando estes se formam na universidade.

E quem quiser aliar essa chance à oportunidade de aprender um novo idioma, algumas faculdades oferecem convênios de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras. Dessa forma, o aluno pode passar um semestre estudando em outro país, encarregando-se apenas da passagem aérea e da moradia.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail.

You may also like
Saiba mais sobre a graduação tecnológica em gestão ambiental
Afinal, como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Curso de Direito: tire aqui todas as suas dúvidas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This