Carreira

Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis!

O sonho de uma carreira promissora no mundo dos negócios tem o curso de Ciências Contábeis como importante aliado. Formando universitários com visão estratégica e inovadora, ele capacita profissionais a promoverem gestões lucrativas e sustentáveis em diversos tipos de organização.

Ocupando um dos níveis mais altos de empregabilidade, os contadores são profissionais supervalorizados no mercado de trabalho por sua versatilidade nas áreas comercial, contábil, financeira e de gestão.

Acompanhe neste artigo algumas informações sobre o curso de Ciências Contábeis e seu mercado de trabalho, que vão convencê-lo de que este é o seu futuro!

Grade curricular do curso de Ciências Contábeis

Muitas pessoas acreditam que o curso de Ciências Contábeis faz parte da área de Exatas por lidar com números e cálculos, mas, na verdade, ele é um curso da área de Ciências Sociais e Aplicadas.

Obviamente, algumas disciplinas de matemática, economia, teoria da administração e estatística fazem parte da grade curricular básica e servem de instrumentos para matérias mais específicas da profissão de contador, como custos, controladoria, administração financeira, tributos, perícia e muitas outras que utilizarão esse conhecimento matemático inicialmente adquirido para análises mais complexas e estratégicas.

Mercado de trabalho diversificado

Existem inúmeras oportunidades de carreira para o contador nas empresas privadas, nos cargos públicos e como autônomo.

Empresa privada

Em organizações privadas, além da obrigatoriedade de um contador para o controle financeiro, ainda existem cargos como contador de custos, auditores internos, analistas financeiros e controllers, que garantem o planejamento, coordenação, direção e o controle das diversas áreas da empresa.

Órgãos públicos

Além dos auditores e agentes fiscais, diversos cargos públicos são destinados exclusivamente aos contadores, como peritos em fraudes, controlador de arrecadação, analista de finanças e controle, e muitos outros relacionados à União, aos estados e aos municípios.

Autônomos

Os contadores ainda podem empreender no ramo da terceirização, abrindo um escritório contábil para oferecer serviços de escrituração contábil, fiscal, controle de departamento pessoal, assessorias e auditorias na área da contabilidade.

Características de um bom contador

Um bom contador deve ser, antes de tudo, um estudioso. O curso escolhido carrega o título de “ciências” por estar em constante evolução e necessidade de estudos contínuos.

A ética também deve ser imputada em todas as suas ações, assim como a organização e a disciplina. O controle das finanças nunca deve ser acumulado ou conter erros, pois isso pode implicar prejuízos e até mesmo a impossibilidade de dar continuidade aos negócios.

Manter-se atualizado sobre as leis que regem a contabilidade geral e aquelas particulares à sua área de atuação também é uma das exigências para ser um bom contador, pois nelas podem estar as possibilidades de diminuição de tributos a serem pagos.

Pela complexidade e importância do trabalho do contador, sua remuneração também costuma ser bem atraente, principalmente quando falamos nos profissionais dedicados e referências de atuação no ramo das Ciências Contábeis.

Portanto, se você está pensando em fazer o curso de Ciências Contábeis, saiba que sua dedicação e seus esforços poderão ser muito bem recompensados, tanto por remunerações atraentes como pela satisfação profissional de fazer a diferença em seu emprego.

E, se você quer mais dicas de cursos e carreiras, curta a nossa página  no Facebook e se conecte com o melhor conteúdo!

Cursos na área da saúde: como escolher o melhor para mim?
FACIG lança seu aplicativo de Teste Vocacional para tablets e smartphones
Encerramento do Curso da Finlândia.
  • Júlia Alves e Souza
    11/07/2016 at 18:37

Muito legal essa matéria. Parabéns!