Saiba mais sobre o curso de Pedagogia

Dentre as graduações na área de educação, o curso de Pedagogia é uma boa opção para quem deseja atuar em mais de um campo e ter acesso a maiores possibilidades profissionais. Hoje em dia, esse curso tem sido uma ótima referência para quem deseja ser educador, mas não necessariamente trabalhar apenas como professor.

Conheça mais sobre o curso de Pedagogia e descubra se essa é a formação ideal para o seu futuro!

O que se estuda no curso de Pedagogia?

No curso de Pedagogia, estuda-se os aspectos estruturais, teóricos e metodológicos essenciais para a educação. Além disso, também são abordados os processos do desenvolvimento cognitivo humano e de ensino e aprendizagem.

A base desses conhecimentos envolve o aprendizado de importantes pedagogos e psicólogos da educação, como: Piaget, Paulo Freire e Vygotsky. Também se estuda legislação voltada para a área educacional, história, sociologia e filosofia da educação.

Você perceberá que a grade do curso engloba matérias que já estudou no ensino médio, como português e matemática. No curso de Pedagogia, todas essas disciplinas são profundamente estudadas, de modo que o profissional possa ensiná-las a outras pessoas.

Sendo assim, a didática e as metodologias da educação estarão presentes em todo o curso. E aí, ficou interessado? Então vamos descobrir em que áreas você poderá trabalhar.

Com o que poderei trabalhar?

A área de atuação do pedagogo tem-se tornado cada vez maior. Esse profissional não é apenas procurado por instituições de ensino regular, mas também por cursos profissionalizantes e empresas. Com o diploma do curso de Pedagogia em mãos, você poderá trabalhar em:

Administração escolar

Cargos de direção e administração dos processos institucionais de uma escola, como recursos humanos, financeiros e deliberativos.

Coordenação e supervisão

Profissional referência para quem atua na instituição educacional — como professores, monitores, secretários administrativos — e, inclusive, para os próprios alunos. Essas áreas envolvem a responsabilidade tanto de orientação como de avaliação dos processos educacionais.

Ensino básico e educação especial

Atuação direta com os alunos, ministrando aulas no ensino básico, isto é, na educação infantil, nas primeiras séries do ensino fundamental e na educação especial — em alguns casos, oferecendo suporte a apenas um aluno.

Outras instituições

Em cursos profissionalizantes e de ensino de idiomas, empresas, hospitais, ONGs e outras instituições que venham a precisar de uma referência em educação para nortear seus processos de treinamento e educação do trabalhador, assim como produção de materiais pedagógicos.

Orientação profissional

Auxiliando, tecnicamente, pessoas que procuram acertar na escolha de sua formação e profissão. Pode-se atuar de forma autônoma ou em instituições de ensino.

Quais habilidades preciso desenvolver?

Para ser um bom profissional e aproveitar bem o curso de Pedagogia, é preciso ter aptidão para a área e desenvolver a habilidade de transmitir conhecimento. Nem sempre o “mais inteligente” é aquele que sabe ensinar o outro.

Para trabalhar com educação, a empatia é uma habilidade essencial. Por isso, você deve aprender a se colocar no lugar do outro, analisar bem as situações e, é claro, gostar de pessoas.

Outra virtude indispensável é conseguir transitar pelos diferentes campos da educação e das disciplinas, pois você terá de lidar com eles, ainda que não tenha afinidade com alguns.

Se você se identificou com o curso de Pedagogia, mãos à obra! Comece a procurar a faculdade ideal e prepare-se para iniciar os estudos! Lembre-se de que essa é uma escolha importante, então, analise-a bem.

Para saber mais sobre cursos de educação superior e possibilidades profissionais nas diferentes áreas, assine a nossa newsletter.

Como é o curso de Enfermagem?
Carreira em Administração: saiba quais você pode seguir!
Afinal, como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?