Carreira

Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia

Além da diversidade de carreiras profissionais que temos hoje em dia, cada uma delas também teve uma boa expansão nos últimos anos. Dessa maneira, as áreas de atuação foram diversificadas e o profissional não precisa mais ficar restrito a poucas oportunidades.

As áreas da Psicologia, por exemplo, hoje são muito mais diversas do que o tradicional atendimento em consultório. Além de fazer o curso superior, é possível escolher um ramo de maior interesse, direcionando as atividades desempenhadas para obter sucesso.

Para conhecer mais sobre as possibilidades de atuação dentro da Psicologia, não deixe de ler o post a seguir.

Clínica

Os consultórios particulares ou clínicas divididas com outros profissionais constituem uma das áreas mais escolhidas entre os psicólogos. Os atendimentos terapêuticos têm como um de seus principais objetivos tratar a saúde emocional de pessoas ou grupos.

Atualmente, há ainda uma variação da Psicologia Clínica que são as orientações online, ou seja, quando o profissional passar a utilizar a internet para entrar em contato com o paciente e exercer o seu trabalho.

A vantagem de clinicar é poder ter maior autonomia profissional, montando sua agenda e otimizando seu tempo de acordo com suas preferências e prioridades. Mas o desafio é conseguir conquistar e fidelizar pacientes para não ficar com tempo ocioso e sem estabilidade salarial.

Empresarial

Também é conhecida como Psicologia Organizacional ou do Trabalho, e se dá quando o profissional desempenha suas funções em um ambiente empresarial – seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

As responsabilidades giram em torno do recrutamento e seleção de pessoal, treinamento de funcionário, desenvolvimento organizacional, departamento pessoal, planejamento sobre as condições de trabalho e promoção da saúde, entre outras.

Tem sido uma oportunidade promissora, já que as empresas têm procurado bastante esse tipo de especialidade. Além de trabalhar dentro de uma determinada instituição, pode-se ainda prestar consultoria para um grupo delas.

Hospitalar

A atuação hospitalar se caracteriza pelo atendimento de pessoas hospitalizadas e de suas famílias, sempre em parceria com os médicos e outros profissionais envolvidos em cada caso. 

Na maioria das vezes, é preciso oferecer assistência psicológica para o paciente enfrentar a situação e também auxiliá-lo na sua recuperação física e mental. Por isso, trata-se de um ramo da Psicologia que requer certa sensibilidade e disposição em lidar com doenças e problemas de saúde.

Educacional

O foco escolar tem o intuito de dar suporte tanto à instituição quanto aos pais e alunos a respeito dos processos de aprendizagem. É importante saber utilizar ferramentas para estimular o desempenho dos alunos e a interação social entre eles.

Características como proatividade a criatividade são relevantes para que se possa desenvolver projetos educacionais inovadores e envolventes, dando destaque à instituição escolar e atraindo cada vez mais alunos.

Esportiva

A carreira esportiva está ligada ao apoio e orientação psicológica, sobretudo para atletas e equipes de alto rendimento. Profissionais que se dedicam integralmente ao esporte normalmente buscam ajuda para maximizar sua performance e atingir seus objetivos.

Além de incentivar a harmonia entre todo o grupo – já que muitas vezes a pressão torna o convívio desgastante –, as competições exigem que haja um preparo emocional sólido de forma que não atrapalhe o desempenho físico.

Social

A Psicologia Social está mais voltada à busca pela compreensão do homem como parte da sociedade ou de determinado grupo. É uma área que costuma atrair pessoas engajadas socialmente, com oportunidades em ONGs (Organizações Não Governamentais) para pesquisas e atuações em comunidades específicas.

Mas há ainda a possibilidade de atuar com a assistência social, prestando serviço em penitenciárias, asilos, entre outros centros que podem atender desde dependentes químicos, a jovens abandonados, refugiados, etc.

Por fim, é fato que adquirir experiência profissional e investir em um curso de especialização são fatores diferenciais para o psicólogo obter destaque em qualquer uma das áreas citadas acima. 

Uma boa alternativa é procurar estágios – mesmo que não remunerados, a princípio – nas áreas de interesse para ajudar a optar por aquela que mais lhe parecer interessante e prazerosa.

Conseguiu entender um pouco mais das áreas da Psicologia? Para saber mais sobre o assunto, leita também a respeito de como anda o mercado de trabalho para os psicólogos.

You may also like
5 características comuns dos dentistas de sucesso
6 qualidades que um futuro enfermeiro deve ter
Conheça as 3 profissões na área da saúde mais populares

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This