Carreira

Salário ou satisfação profissional: o que deve ser priorizado?

Fazer escolhas em relação ao futuro e à profissão é algo muito difícil na vida de qualquer pessoa. Afinal, muitos aspectos precisam ser levados em consideração e sempre fica uma grande dúvida: como é possível alcançar a satisfação profissional?

Uma coisa é fato, satisfação profissional em nada tem a ver com o valor do seu salário ou com status. Mas, quando se é jovem, o salário pode mesmo parecer o único item que define a felicidade, profissionalmente falando.

Quer descobrir como escolher o curso certo e seguir um profissão que você goste de verdade? Neste artigo, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a decidir que faculdade cursar e a pensar no próprio futuro. . 

Pense no que você gosta de fazer e alcance a satisfação profissional

Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem que vale mais fazer aquilo que se ama, e é verdade. E você pode ter sucesso, inclusive financeiro, mesmo com uma profissão simples!

Mas como descobrir o que você realmente gosta de fazer? Primeiramente, pense naquilo em que você é bom. Sabe escrever bem? Se preocupa com os outros e gosta de cuidar das pessoas? 

As respostas a essas perguntas podem indicar uma possível carreira, como a de jornalista, enfermeiro ou psicólogo

Leve em consideração a possibilidade de crescimento dentro da carreira 

Outro item no qual é importante pensar, principalmente quando se está buscando a satisfação profissional, é o crescimento na carreira, pois muitos profissionais acabam se sentindo frustrados depois de alguns anos, simplesmente porque não avançam.

É fundamental você sentir que pode progredir na sua carreira, seja alcançando cargos de diretoria ou se tornando um especialista respeitado na área. Para saber se uma atividade profissional oferece mesmo essas oportunidades, é preciso muita pesquisa!

Pesquise bastante sobre o mercado de trabalho

Quando alguém não sabe o que quer, o melhor é pesquisar. No tópico anterior, já falamos como é importante você conhecer as possibilidades de crescimento dentro de uma área, mas também é importante que você saiba um pouco sobre várias profissões. 

Não descarte nenhuma possibilidade, nem mesmo aquelas em que a disputa por uma vaga no mercado de trabalho pareça ser mais concorrida. 

Converse com profissionais da área 

Os profissionais que já trabalham na área são ótimas fontes de informação, afinal, possuem experiência no ramo. Quando pensamos em satisfação profissional, são eles as pessoas que podem falar melhor a respeito do o assunto. 

Pergunte sobre os principais problemas enfrentados e sobre a estabilidade do mercado. O bom de obter informações “direto na fonte” é que você pode saber, também, se o ambiente de trabalho é agradável, se os profissionais são unidos e se é fácil crescer na área em questão. 

Verifique todos os caminhos de cada área

Ainda assim, uma boa remuneração é o foco de muitas pessoas. Mesmo que a satisfação profissional seja muito mais importante que um bom salário, ele também precisa ser levado em consideração. 

Contudo, você pode encontrar possibilidades de ter um salário alto na área em que você sonha trabalhar. Por exemplo: se você sonha em lecionar, uma alternativa rentável é a carreira de professor acadêmico. 

Gostou das nossas dicas? Agora, com certeza, vai ser muito mais fácil para você encontrar algo que traga satisfação profissional! Quer saber mais sobre alguns cursos? Então entre em contato conosco!

You may also like
Como anda o mercado de trabalho para quem faz cursos de gestão?
Cursos na área de saúde: conheça o potencial do mercado no Brasil!
Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This