#EuSouFacig Vida de Estudante

SEMANA DO PENSAR – ENGENHARIA CIVIL

          A Semana do Pensar para os alunos do curso de Engenharia Civil foi iniciada na segunda-feira, 22 de outubro, com a palestra ministrada pelo Rafael Camargo sobre “Fake News”, um tema tão discutido nos últimos tempos. O professor mostrou que esse tipo de notícia sempre esteve presente na história, tendo desencadeado grandes acontecimentos, o motivo pelas quais é disseminada mais rapidamente que as verídicas e como combater sua propagação. Após a palestra, os alunos, muito interessados no tema, puderam fazer suas perguntas, dando início a um enriquecedor debate.

            O 1º dia da Semana do Pensar foi finalizado com a palestra de temática “Empreendedorismo pra quê?” ministrada pela Verônica Bressan, despertando o sentimento empreendedor dos alunos.

            Na terça-feira, 23 de outubro, os alunos do curso tiveram uma palestra com a engenheira e vice-diretora de qualidade da ONG Engenheiros Sem Fronteiras BH Fernanda Thebit sobre “A engenharia como ferramenta de transformação social”. Além de apresentar a ONG e os projetos e ações por ela desenvolvidos, a palestrante mostrou a importância dos alunos, como futuros engenheiros, transformarem a realidade da comunidade em que estão inseridos. Com a palestra, os alunos se mostraram ainda mais interesse em participar dos projetos na comunidade desenvolvidos pelo curso.

            O terceiro dia, quarta-feira, 24 de outubro, contou com a palestra do Tenente Flávio e Sargento Gilberto, membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sobre “Projetos de prevenção e segurança contra incêndio e pânico”. Durante o encontro, os alunos viram a importância do desenvolvimento de projetos desse tipo para as edificações, foram orientados sobre como desenvolvê-los e analisaram, em mãos, dois projetos: um já aprovado pela corporação e um que está sob o processo de aprovação. Os palestrantes frisaram também a carência de profissionais na área de elaboração de projetos contra incêndio e pânico, despertando o interesse dos alunos em atuarem na área.

            A Semana do Pensar para os alunos de Engenharia Civil foi finalizada na sexta feira, 26 de outubro, quando os alunos do curso participaram de uma visita técnica na obra do “Hotel San Diego”. A obra conta com 2 tipos diferentes de lajes estruturais: lajes nervuradas e lajes utilizando concreto protendido. Lá puderam conhecer as metodologias, ver os projetos e conhecer os diferentes materiais utilizados em cada uma delas. Segundo os alunos, a visita foi extremamente enriquecedora tanto para os dos períodos iniciais, dos quais muitos nunca tinham ido a um canteiro de obras, quanto para os de períodos avançados, onde alguns nunca trabalharam com concreto protendido, por exemplo.

Texto: Kastelli Pacheco Sperandio

   

 

 

 

 

You may also like
FACIG lança seu aplicativo de Teste Vocacional para tablets e smartphones
Como associar a Tecnologia à Educação?
Volta às Aulas 2018 – Campus Alfa Sul (Noturno)

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This