Sem categoria

Será que você tem o perfil do profissional de Direito? Confira neste post

Quando se pensa no perfil do profissional de Direito, é comum vir à cabeça características tais como ser comunicativo, gostar de ler e escrever, ser calmo, ter bom poder de argumentação, entre outros. No entanto, essas podem ser consideradas ideias básicas. Quando esse profissional chega ao mercado de trabalho, somam-se a essas características outras mais complexas.

Por exemplo, espera-se que ele tenha conhecimento técnico e se mantenha constantemente atualizado. Também é importante que saiba lidar com pressão e tenha uma visão crítica e obstinada pela verdade dos fatos.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns dos principais atributos que o profissional do Direito deve ter para se destacar no mercado

Ter conhecimento técnico

Quem vai se aventurar pelo mundo do Direito precisa saber lidar com os trâmites básicos de um processo jurídico. Trata-se do conhecimento técnico para se envolver em processos judiciais mais complexos e saber agir com responsabilidade em cada situação.

Para ter esse conhecimento técnico é indispensável ter uma formação consistente na faculdade. Após a graduação, ou profissional também deve se especializar cada vez mais na área que escolheu para exercer sua profissão.

Se manter constantemente atualizado

Quem acompanha o noticiário nacional deve ter percebido o quanto os tribunais tomam decisões diferentes, que alteram entendimento das questões a cada dia. É por isso que o profissional de Direito deve estar inteiramente informado sobre as alterações e as novidades da legislação — de preferência em tempo real, uma vez que as decisões podem trazer um impacto significativo na estratégia de defesa dos clientes.

Ainda falando sobre atualizações, é fundamental manter-se sintonizado com as novidades tecnológicas que impactam esse setor, por exemplo, o Direito cibernético. Essa uma nova modalidade do campo do Direito que acompanha as mudanças tecnológicas da sociedade atual.

Trata-se do conhecido direito digital e engloba todas as regras que são aplicadas ao ambiente virtual. Nessa modalidade, o profissional deve observar como as formas de comunicação, de compra, de venda e contratos são feitos no meio digital e como isso pode ocasionar a criação ou a adaptação de leis para proteger o cidadão.

Saber lidar com pressão

A rotina dos tribunais, delegacias ou, até mesmo, do atendimento no escritório de advocacia pode trazer situações em que o advogado ou o profissional do Direito deve agir com presteza. Algumas dessas ocasiões vão exigir um certo jogo de cintura e a capacidade de lidar com pressão.

Nesse sentido, uma característica interessante para o profissional do Direito é trabalhar a inteligência emocional. É preciso que o indivíduo saiba lidar com suas emoções sem perder a paciência nem o foco do objetivo principal de atender seus clientes perante a lei.

Ter um espírito investigativo e questionador

Uma outra habilidade importante para o perfil do profissional de Direito é a capacidade de questionar e investigar. Ele deve estar atento para entender cada situação em particular — sendo possível, dessa forma, traçar uma estratégia de atuação.

Para isso, o profissional deverá ser extremamente crítico e ter uma visão investigativa bastante aguçada, capaz de questionar o cliente, confrontar e propor cenários e, inclusive, elaborar hipóteses. 

Essas foram algumas características importantes para o perfil do profissional de Direito. Outro conhecimento que tem se tornado uma exigência para esse profissional é a habilidade de conhecer técnicas de gestão. Hoje em dia, aqueles que, inclusive, querem abrir o seu próprio escritório, precisam ter uma visão ampliada do mundo dos negócios. É imprescindível ter a percepção de quais são as principais exigências do mercado e conseguir se moldar a elas, traçando metas, e fazer um trabalho que se diferencie diante da concorrência.

E aí, você acredita que tem alguma dessas habilidades no seu perfil? Deixe seu comentário neste post!

You may also like
Alunos do 3º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIG desenvolvem sistema para o CAF – Centro de Apoio a Família do Bairro São Francisco de Assis
Administração e Engenharia da Produção visitam a FIAT e o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
ALUNOS DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REALIZAM MOSTRA DE AUTOMAÇÃO

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This