Carreira

Startups: como se preparar para ter uma carreira nesse mercado?

Você quer uma carreira em startups? Saiba que, nesse exigente mercado, a busca por bons resultados estimula o aumento da competitividade nos negócios, fortalecendo o nível de criatividade e inovação nos empreendedores.

Nesse cenário, o tema startups certamente é o mais comentado, discutido e acompanhado de diversas dúvidas sobre sua real conceituação, sendo que a principal delas é se esse modelo de negócios se baseia apenas em negócios digitais.
Outras indagações sobre esse mundo são recorrentes como: Que tipo de negócio é esse? Quais são as características que definem uma startup? É recomendável seguir carreira em startups ?

A seguir explicaremos mais sobre essas e outras dúvidas a respeito do universo das startups!

Afinal de contas, o que é uma startup?

Uma startup pode ser definida como um modelo de negócios em fase de construção de seus projetos, caracterizado pelo desenvolvimento de produtos ou soluções inovadoras, trabalhando em um ambiente de extrema incerteza. Caracteriza-se também por ser uma empresa de baixo custo que tem uma rápida ascensão.

Pode ser idealizada por um grupo de pessoas que procuram um modelo de negócio “repetível” e “escalável”, ou seja, a capacidade de produzir um serviço em grande escala, adaptável a qualquer tipo de cliente, com lento crescimento dos custos.

Uma startup é um modelo de negócio diferenciado e não se baseia nos mesmos elementos de uma empresa tradicional, observando que ela é diferente de uma empresa já consolidada.

Comumente, os ambientes de trabalho das startups são mais informais e com estruturas não convencionais, seguidos de atratividade para os funcionários como flexibilidade de horário, relaxamento e diversão, além de proporcionar a possibilidade de participar em sua construção.

Esse modelo de negócio não se restringe apenas à web, pode ser construído de outras formas, contudo, a web otimiza o desenvolvimento dos negócios, aumentando suas possibilidades na escalada.

As palavras-chave para o desenvolvimento de uma startup são: inovação, escalabilidade, repetibilidade e flexibilidade.

Quais os melhores cursos de faculdade para entrar no mundo das startups ?

Quem pensa em investir nesse modelo de negócios ou trabalhar ou começar uma startup, é importante atentar para a sua especialização. Investir em uma faculdade é indispensável para a definição de uma área do saber e para ampliação de seus conhecimentos.

É essencial, ao iniciar um curso superior, procurar por instituições que promovam o desenvolvimento do empreendedorismo, enfatizando aspectos de capacidade de inovação e liderança.

É importante ressaltar que o melhor curso para entrar no mundo das startups é o que você escolher de acordo com a sua vocação, pois somente a sua capacidade de buscar novos conhecimentos e de inovar será determinante para sua imposição nesse modelo empreendedor.

Por que seguir carreira em startups?

Além dos variados benefícios propiciados a quem trabalha em uma startup, como condições de trabalho atrativas e flexíveis, ingressar nesse mercado cria grandes possibilidades de crescimento em sua carreira.

A oportunidade de aprendizado é muito alta, visto que o ambiente de trabalho possui uma equipe reduzida, fazendo com que o profissional desenvolva atividades variadas.

Um quadro de funcionários enxuto, além de promover um clima descontraído e colaborativo, fortalece aspectos, no profissional, como o aumento da responsabilidade, a tomada de decisão, implementação de ideias próprias e a dedicação.

Se você almeja iniciar sua carreira nesse modelo de negócio é importante ter um perfil de proatividade e empreendedorismo, além de muita dedicação e comprometimento.

Todo aprendizado e competência absorvidos ao trabalhar em uma startup são excelentes oportunidades que contribuem para que você possa desenvolver sua própria empresa.

Nos últimos tempos, o Brasil apresentou um significativo aumento de startups e, com isso, cada vez mais jovens apostam nessas empresas.

Caso queira seguir uma carreira em startups e fugir da tradicionalidade de uma empresa, é fundamental ter uma boa preparação, além ter curiosidade para buscar o novo.

E, então, achou interessante o nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas a novidades!

 
You may also like
Coloque na sua lista: 4 livros sobre administração e empreendedorismo
Conheça as 3 áreas de atuação na carreira de Marketing
Curso tecnólogo: entenda como funciona e as principais vantagens

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This