#EuSouFacig Coffee Valley Vida de Estudante

“Summaê” da Medicina

A turma do Chaves

No período da manhã do dia 09 de Novembro, foi realizado com os alunos do 4º período de Medicina da FACIG, o evento baseado na metodologia ativa do Summaê, revisando de forma lúdica os temas da disciplina Saúde do Trabalhador. O evento foi organizado pela professora Daniela Schimitz de Carvalho e com a colaboração e participação das professoras Emanuele Gama Dutra Costa e Juliana Santiago da Silva e do coordenador do curso Gustavo Henrique de Melo da Silva que foram fantasiados caracterizando a turma do Chaves para recepcionar os alunos.

Segundo FRAGELLI* (2017), o Summaê surge como “uma metodologia ativa que transforma o espaço de aprendizagem em um ambiente lúdico e criativo, com oportunidades inovadoras de aprendizado estimuladas por questões formuladas pelos próprios estudantes e apresentadas por meio de vídeos criativos de maneira gamificada”.

Para a construção do “Summaê” da Medicina os alunos editaram vídeos curtos com uma síntese do tema a ser trabalhado pela equipe e elaboraram questões deste tema, todos foram instruídos de irem com um chapéu, o que caracteriza a aplicação do método garantindo a igualdade entre os participantes. Na competição das questões foi utilizando o recurso digital e interativo Mentimenter que contabiliza os pontos.

Ao final da competição foi gerado os dados contabilizando os acertos e tempos de resposta pelo Mentimenter, e o ganhador foi o aluno Ricardo Boina de Barbe. No final do evento na competição de melhor vídeo ganhou a equipe composta pelos alunos José Carlos Laurenti Arroyo, Juliana Cordeiro Carvalho, Kênia Tâmara Martins Viana e Yolanda Schiavo Schettino de Oliveira Borges e na competição do chapéu mais criativo a aluna Wendy Shayane Oliveira Martins foi a mais votada.

Para encerrar o evento do “Summaê” da Medicina: A turma do Chaves, os alunos e professores comemoraram com um café da manhã oferecido pela instituição.

Texto: Daniela Schimitz de Carvalho

 

You may also like
Como associar a Tecnologia à Educação?
Curso de Odontologia realiza Mesa Redonda sobre medicações
Projeto Integrador II – Engenharia de Produção

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This