Carreira

Tendências de tecnologia para analistas de sistemas

Muita gente acha que ficar de olho nas tendências de tecnologia deve ser missão exclusiva para quem já está nesse mercado. Mas não é bem assim. Ficar antenado a essas novidades é importante também para quem já está cursando graduação na área ou ainda pretende fazer um curso superior para justamente chegar ao mercado com ideias inovadores e totalmente preparado para as tendências.  E isso vale principalmente para os analistas de sistemas. 

Por isso, quem quer seguir a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve sempre visualizar como a tecnologia afeta a área. Afinal, a busca por novidades tecnológicas é uma demanda essencial da carreira, sobretudo no que se refere a melhorar continuamente a experiência do usuário.   

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas das tendências que vão bombar na carreira de analista de sistemas. Confira!  

Internet das coisas

Já pensou em entrar em casa e, com um simples comando de voz, ligar a televisão, colocar o ar condicionado em funcionamento e acender as luzes? Pois isso não é mais roteiro de filmes de ficção científica.

Hoje já é uma forte tendência que está sendo desenvolvida por analistas de sistemas que atuam em “internet das coisas”, que basicamente é uma segmentação da internet atual voltada para a funcionalidade dos objetos do dia-a-dia que possuem capacidade computacional e de comunicação.

Cabe ao analista de sistemas desenvolva recursos “arquitetar” o modo como esses objetos deverão funcionar. Esse profissional pode, por exemplo, criar e administrar aplicativos para que cada objeto seja identificado, as informações sejam armazenadas em seu banco de dados e os comandos sejam obedecidos corretamente.   

Agilização de interfaces

Por acaso, você costuma navegar em um computador Windows ou Mac e acha que algo precisa ser melhorado? Então, você não pode perder as novidades da área de desenvolvimento ágil. Esse segmento se preocupa em desenvolver com rapidez e muita qualidade a interface de sistemas operacionais, programas e navegadores de busca. O objetivo é fazer com a experiência do usuário seja ainda mais fácil, prática e amigável. 

Essa área é uma grande tendência para analistas de sistemas brasileiros. Segundo um estudo recente da agência CA Tecnologies, o Brasil desponta como a quarta maior referência em projetos de desenvolvimento ágil no planeta. O estudo mostra ainda que aproximadamente 16% das empresas brasileiras já aplicaram e tiveram sucesso com esse tipo de metodologia. Estamos chegando lá.

Em termos comparativos, nos Estados Unidos e Índia, esse número chega a 25% e na Suíça chega a 23%. Um bom sinal para que metodologias de desenvolvimento ágil avancem aqui no país. 

Plataformas como serviço (PaaS) 

Sigla do termo inglês Platform-as-a-Service, as PaaS são ambientes radicados na nuvem, ou seja, na web e são disponibilizados na forma de serviços para outras empresas. Assim, você pode desenvolver, testar, executar e gerenciar seus aplicativos utilizando apenas aqueles arquivos que estão guardados na rede, sem utilizar muito espaço da estrutura digital do negócio.

Essa tecnologia viabiliza a criação e implementação do software de um aplicativo baseado na web, sem custos de compra e gerenciamento de hardware ou software operacional, o que agiliza o trabalho e reduz despesas.

Os analistas de sistemas que trabalham nessa área tem a chance de inovar, experimentar e viabilizar novas tecnologias para diferentes segmentos econômicos. Podem desenvolver, por exemplo, aplicativos e games baseados na nuvem. Ou seja, não é preciso utilizar um CD e nem ter um programa instalado na máquina para utilizá-los.

Essa área é bastante promissora, uma vez que a tendência é guardar a maior quantidade de informações possíveis em nuvem. 

Essas são apenas algumas tendências importantes para analistas de sistemas. Não importa qual delas o profissional escolha, o importante mesmo  é sempre manter o foco na identificação de novidades tecnológicas a fim de conseguir engrenar oportunidades de negócio, como se aventurar pelo promissor mercado das startups. Esse novo mercado abrange o que há de mais criativo e sempre está de portas abertas para analistas de sistemas sintonizados com a novidades dessa carreira. 

E então? Ficou interessado em conhecer mais sobre cursos na área de análise e desenvolvimento de sistemas? Então entre em contato com a Facig, uma instituição de ensino superior que possui diversos cursos de graduação e pós-graduação bem conceituados. 

You may also like
O que faz um Gestor Ambiental? Aprenda aqui
Confira 3 mitos comuns do curso superior de Matemática
Fazer um curso de engenharia é coisa de homem?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This