Carreira

Vale a pena seguir a carreira de professor?

Muitas vezes, essa profissão é envolvida em polêmicas. Mas, na verdade, seguir a carreira de professor é muito vantajoso. Além de cumprir um papel essencial no desenvolvimento da sociedade, quem escolhe trabalhar nessa área aproveita alguns benefícios — como maior período de férias.

Você tem interesse nessa carreira e está em dúvida se ela realmente vale a pena? Preparamos um post especial para esclarecer isso definitivamente. Acompanhe essas informações e decida se você quer exercer a profissão docente no futuro!

O que é a carreira de professor?

Temos poucas certezas na vida, não é mesmo? Uma delas é a de que todos nós passamos por um professor. Se você consegue ler esse texto hoje é porque alguém lhe ensinou essa habilidade. Por isso, não é exagero falar que essa é uma das profissões mais relevantes na nossa sociedade!

Os professores são fundamentais para a construção de saberes e a consolidação de conhecimentos. É deles a responsabilidade de sistematizar os conteúdos e formar as novas gerações.

A docência pode ser exercida desde a educação infantil até o ensino superior e cursos de pós-graduação. Há professores atuando também em contextos diversos, como hospitais e casas de detenção. Assim, essa é uma carreira ampla e cheia de oportunidades.

Vale a pena seguir nessa profissão?

Entre as vantagens de optar por essa profissão está a motivação de contribuir ativamente para a renovação científica. Há também a oportunidade de estudar e se atualizar constantemente. Além disso, a relação com os alunos e a certeza de deixar um legado são outros aspectos gratificantes.

Você, com certeza, consegue se lembrar de um (ou vários) professor que marcou a sua caminhada na escola. Seja por ensinar muito bem ou por cativar a turma com seu bom humor ou simpatia, o fato é que um bom professor sempre deixa marcas!

Como é o mercado de trabalho na área?

A carreira de professor não está entre as mais bem pagas do país, mas é uma das que têm maior taxa de empregabilidade. É fácil constatar isso quando pensamos que boa parte da nossa rotina social envolve relações de ensino e aprendizagem.

Assim, o mercado para essa profissão está em constante expansão. Há também uma tendência de melhoria das condições de trabalho nos últimos anos, com a valorização cada vez maior desses profissionais. O setor privado oferece salários atrativos, principalmente para profissionais especialistas.

A carreira docente também proporciona diversos caminhos. Além de atuar na educação básica, o professor pode ocupar cargos na gestão escolar, trabalhar como autônomo ou empreender oferecendo cursos diferenciados. A tecnologia também é uma tendência atual, com o fortalecimento da educação à distância.

Qual curso fazer para seguir essa carreira?

Há alguns anos havia pouca regulamentação para a carreira de professor no Brasil. Com a valorização crescente, a formação em pedagogia ou cursos de licenciatura passou a ser obrigatória para exercer essa profissão.

Isso porque os cursos de bacharelado são mais voltados para a atuação prática. Na licenciatura, além desses conhecimentos, o estudante desenvolve também a didática — ou seja, a sua forma de transmitir conteúdos para os alunos.

Pessoas que tenham se formado em outros cursos também podem ser professores. Nesse caso, elas não vão atuar na rede básica, mas em instituições de ensino superior. Para isso, é preciso fazer cursos de mestrado e doutorado depois da graduação.

A carreira de professor é uma possibilidade rica e bastante ampla para quem busca uma profissão mais humanizada. Estar em contato frequente com os estudantes e promover a atualização dos seus conhecimentos são experiências únicas.

Quer mais informações sobre a profissão docente e outras carreiras relacionadas? Você vai gostar de ler nosso post sobre as diferenças entre psicologia, pedagogia e psicopedagogia!

You may also like
Carta Convite de Chamada para Publicação
V Semana de Arquitetura e Engenharias do UNIFACIG
Confira 3 cursos da área de humanas para encontrar o seu

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This