Vestibulando

Veja 5 cursos para quem gosta de Matemática

Você é uma daquelas pessoas que ama Matemática e sempre teve facilidade para lidar com números? Você tem certeza que seu futuro é nesta área, mas com tantas alternativas não sabe quais são os melhores cursos para quem gosta de Matemática? Então é hora de conhecer quais são suas opções!

A habilidade com cálculos e gosto pelos números são a base para diversos cursos na área de exatas, cada um com suas caraterísticas e objetivos. Não sabe qual escolher? Então aproveite para conhecer 5 cursos de graduação que envolvem Matemática!

1. Matemática

Se você é apaixonado por cálculos e deseja estudar Matemática integralmente, esta é a opção ideal. O curso de licenciatura forma principalmente professores para dar aulas no ensino fundamental, médio e superior. Já o bacharelado tem como objetivo habilitar profissionais para atuarem em pesquisas científicas e Matemática Aplicada. É possível também trabalhar em empresas — bancos ou indústrias, por exemplo — solucionando problemas na área financeira e de logística.

Em ambos os tipos de graduação, a grade curricular é totalmente voltada à Matemática, com disciplinas como geometria, cálculo, álgebra, física, trigonometria, entre outras. No bacharelado, há um aprofundamento de matérias, como algoritmos, inteligência artificial e equações diferenciais.

2. Administração

O curso de Administração é outra excelente opção para quem não apenas gosta de Matemática, mas também deseja estudar matérias relacionadas a área de Ciências Humanas. Este é um ramo que cuida da administração e gestão de recursos, por isso o profissional utiliza diversas ferramentas matemáticas para aperfeiçoar e desenvolver sistemas.

Para gerir bem uma empresa, é necessário conhecer seus números — despesas, custos, metas de venda, faturamento, etc. Afinal, as decisões que um administrador precisa tomar em sua rotina na empresa se tornam mais eficazes se forem baseadas em estatísticas, dados e números.

O curso apresenta matérias interessantes para quem gosta de números, como administração financeira, estatística, cálculo, entre outras relacionadas a Matemática. Além do mais, esta é uma área em crescimento que oferece boas oportunidades de emprego e excelentes remunerações.

3. Ciências Contábeis

Esta ciência visa o equilíbrio entre despesas, receitas e lucros de uma empresa. O profissional irá coordenar, planejar e controlar todos os registros de negociação, estudando dados financeiros e dando suporte nas áreas de compra e venda.

A profissão está diretamente relacionada à Matemática pela quantidade de cálculos que o contador fará ao longo da sua vida profissional. Gostar e ter facilidade com economia e administração também é fundamental para quem pretende cursar Ciências Contábeis.

No primeiro ano de curso, o aluno estudará as disciplinas básicas, como português, sociologia, administração e direito. Em seguida, a grade curricular se torna técnica e voltada para formação gerencial, com matérias como contabilidade, economia, planejamento tributário, auditoria etc.

4. Arquitetura e Urbanismo

Apesar de muitos pensarem que não, o curso de Arquitetura e Urbanismo requer muita habilidade com números e matemática. Isso não é necessário somente para cálculos relacionados a construções de edifícios, mas principalmente no raciocínio para propor soluções criativas e inovadoras.

Mesmo não sendo o curso com mais conteúdo matemático na sua grade curricular, a racionalidade e lógica matemática auxiliam constantemente os arquitetos e urbanistas a projetarem e construírem os seus projetos.

Durante o curso, o aluno estudará geometria, cálculo e estatística, além de matérias mais direcionadas como desenho técnico, tecnologia da construção e fundamento das estruturas.

5. Engenharias

A Engenharia é o campo da ciência que tem como objetivo aplicar conceitos matemáticos, técnicos e científicos na criação e aperfeiçoamento de produção, estruturas, máquinas e novos produtos. Trata-se, portanto, de uma das áreas das ciências exatas com maior variedade de cursos, abrangendo especializações como civil, de produção, mecânica, computação, elétrica, entre outras.

Alguns cursos têm um número maior de disciplinas de Matemática do que outros, mas todos eles têm algo em comum: a utilização constante de números, cálculos e equações. O engenheiro precisa também ter habilidades em desenho geométrico, lógica e nas matérias específicas de cada engenharia.

Gostou de conhecer as principais opções de cursos para quem gosta de Matemática e quer se tornar um craque na área? Então aproveite para conferir 5 dicas de como memorizar fórmulas de matemática!

You may also like
Qual o curso ideal para quem quer trabalhar com recursos humanos?
Qual é o curso ideal para cuidar do negócio próprio?
6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This