Cursos

Veja as diferenças do curso de arquitetura e urbanismo e engenharia civil

Tomar decisões quando se é jovem não é uma tarefa fácil. Em muitos casos, a cobrança da sociedade e da família por resultados positivos pode colocar alguns adolescentes em maus lençóis.

Escolher uma profissão ou um curso em uma faculdade quando se tem entre 17 e 19 anos pode parecer algo assustador para a maioria. Existem inúmeras possibilidades e muitos ainda não sabem o que querem para o seu futuro.

Alguns cursos, como a engenharia civil e a arquitetura e urbanismo, por apresentarem diversas semelhanças, podem parecer extremamente iguais aos olhos de um candidato leigo. Porém, essa não é a realidade.

Para não fazer a escolha errada, um jovem precisa saber quais são as diferenças entre esses dois cursos e como atuam os profissionais de cada área em específico. O post de hoje foi feito para tirar essas e outras dúvidas. Continue sua leitura e aproveite!

Entenda as diferenças entre os cursos de e arquitetura e urbanismo e engenharia civil

Arquitetura e urbanismo

O curso em questão foca o estudo de seus alunos nas áreas humanas e criativas, sem deixar de lado o conhecimento matemático.

Nos primeiros semestres, são ministradas aulas de antropologia e história da arquitetura. Com o passar do tempo, os assuntos vão se aprofundando e o aluno aprende como conceber uma estrutura funcional, confortável, dentro dos padrões exigidos pelas legislações vigentes, graças às disciplinas de desenho arquitetônico e construção de edifícios.

Além disso, esse curso prepara o estudante para o planejamento de espaços públicos e de cidades, como o estudo feito para a criação de Brasília.

Engenharia civil

O curso de engenharia civil direciona o estudante ao desenvolvimento de cálculos matemáticos. Prepare-se para ter aulas de física, estatística, cálculo estrutural, instalações elétricas e hidráulicas, cálculo diferencial e integral, planejamento de obras, resistência dos materiais, gestão empresarial e até mesmo economia e finanças.

Em outras palavras, o curso de arquitetura e urbanismo prepara o aluno para o processo criativo de criação de projetos, já o curso de engenharia civil faz com que seus estudantes estejam preparados para dimensionar e tornar real o que foi projetado pelo arquiteto.

Antes de tomar qualquer decisão, analise a estrutura curricular de cada um dos dois cursos e veja qual deles é o mais adequado para você.

Compreenda como cada profissional atua no mercado de trabalho

O arquiteto é o profissional responsável por organizar e projetar espaços funcionais e confortáveis, sempre levando em consideração a estética e a beleza das estruturas. 

Ele ainda, em certo casos, pode comandar reformas e construções de pequenas residências e a criatividade é uma de suas principais características.

Já o engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras de pequeno, médio e grande porte, obras de arte, como pontes e viadutos, e a analisa o terreno em que uma edificação será construída.

Ambos os profissionais precisam trabalhar em conjunto para que tudo ocorra com tranquilidade. Apesar de existir uma rivalidade no mercado de trabalho, um arquiteto deve sempre ajudar e dialogar com um engenheiro civil e esse também deve fazer o mesmo.

Mesmo que os profissionais formados em arquitetura e urbanismo e engenharia civil trabalhem em áreas muito parecidas, é preciso saber quais são as suas diferenças ao escolher qual curso fazer em uma faculdade.

A vida é cheia de escolhas e decidir qual será a sua carreira é um momento extremamente importante para um jovem. Nunca tenha medo de tentar e sempre faça o seu melhor.

Essa mesma dúvida surge ao comparar alguns outros cursos, não é mesmo? Aproveite, então, para entender também as diferenças entre engenharia de produção e administração!

You may also like
Como é o curso de Enfermagem?
Carreira em Administração: saiba quais você pode seguir!
Curso de Direito: tire aqui todas as suas dúvidas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This