Carreira

Veja como é o dia a dia de um Enfermeiro

Ao se pensar na Enfermagem, associa-se, imediatamente, sua rotina de trabalho com o cuidado de pacientes. Porém, o dia a dia do enfermeiro envolve bem mais que isso.

Uma das características marcantes dessa carreira é o trabalho em equipe. É fundamental desenvolver as habilidades nesse sentido, agindo de forma harmoniosa entre a execução de serviços médicos e a supervisão de auxiliares.

Quais são as áreas de atuação do enfermeiro?

Um enfermeiro pode trabalhar em um hospital atendendo pacientes em tratamento, bem como na emergência, em cirurgias e até em resgates.

Em um hospital, o trabalho envolve coordenar e supervisionar auxiliares nos procedimentos mais simples, como aplicações de injeções e dosagem de medicamentos.

Além disso, o enfermeiro atua juntamente com os técnicos na execução de procedimentos mais complexos, como suturas e curativos mais delicados. 

Uma outra atribuição importante no funcionamento de um hospital é dar suporte aos médicos em centros cirúrgicos, cuidando da instrumentação e de todo o pré e pós-operatório.

O campo de atuação de um enfermeiro não é só interno, mas envolve também resgates e atendimentos emergenciais no local de um acidente ou até mesmo na casa do paciente. 

Como é o dia a dia do enfermeiro com os pacientes?

Essa é uma parte da atividade de Enfermagem que vem ganhando cada vez mais atenção, tanto na graduação quanto na prática diária, passando, inclusive, pela seleção de profissionais.

Os cuidados envolvem socialização e empatia. O profissional deve saber ser particularmente alegre e sorridente para uma criança ou gentil e paciente com idosos, por exemplo.

O profissional que precisa lidar com pessoas de todo tipo e idade em situação de vulnerabilidade ou estresse, ao mesmo tempo em que atua de forma integrada em uma equipe, deve ter boa comunicação e gerar confiança em pacientes e colegas.

Uma parte considerável do trabalho é um bom relacionamento. Para isso, comunicação clara, voz suave, passando objetividade e confiança, atenção permanente e disposição em ouvir são habilidades tão importantes quanto as técnicas e os procedimentos no dia a dia do enfermeiro.

Há algum aspecto menos conhecido?

A resposta para a pergunta acima é: sim. Os enfermeiros são profissionais que têm forte embasamento e atuação no campo administrativo, tendo, inclusive, disciplinas de administração na graduação e a possibilidade de se especializar nisso.

Eles participam de pesquisas, levantamentos estatísticos, coleta e organização de informações, gestão de epidemias e controle dos processos de prevenção de infecções hospitalares.

Uma atividade administrativa que pode parecer simples, mas que envolve grande responsabilidade, é manter os prontuários médicos atualizados e disponíveis.

Como histórico do tratamento, os prontuários servem de orientação tanto para quem chega em um novo turno quanto para futuros diagnósticos e informações aos familiares.

Como é a graduação em Enfermagem?

A graduação em Enfermagem é um curso com formação ampla na área da saúde, com duração de 5 anos e uma proporção significativa de aulas práticas em laboratório. Há, ainda, a possibilidade de estudar no período noturno.

O aluno deve gostar de lidar com pessoas e ter consciência de que o trabalho em equipe é a base da sua carreira. Organização e pontualidade também são fundamentais.

Uma faculdade de ponta é essencial. A FACIG providencia uma excelente experiência para seus alunos, com laboratórios bem equipados e instalações amplas que oferecem uma completa vivência do dia a dia do enfermeiro. 

Curta nossa página no Facebook e conheça mais sobre nossa sólida tradição em formação na área da saúde.

You may also like
5 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos
5 dicas de empreendedorismo na área da saúde
Quais são as melhores áreas do Direito para se atuar? Descubra aqui!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This