Vida de Estudante

Veja essas 5 dicas de como memorizar fórmulas de matemática

Fórmula de Bhaskara, Teorema de Pitágoras, seno, cosseno e tangente, geometria plana, espacial…São vários os conteúdos que exigem fórmulas matemáticas. Certamente, uma das grandes dificuldades dos estudantes é memorizar todas elas.

Contudo, é importante saber que nosso cérebro tem propriedades que determinam como um conteúdo é absorvido e, por isso, existem técnicas de memorização que tornam possível decorar as principais fórmulas.

Quer saber como? Continue lendo e conheça agora mesmo 5 dicas de como memorizar fórmulas de matemática!

1. Entenda a fórmula

Isso mesmo. Pode parecer óbvio, mas muitos alunos ignoram o fato de essa atitude ser muito importante para o processo de memorização.

Acontece que nosso cérebro tende a lembrar melhor de um conteúdo quando consegue associá-lo a um determinado porquê. Com isso, o processo se torna mais racional e você passa a guardar a informação com mais atenção.

2. Resolva exercícios

Você já ouviu que “a prática leva à perfeição”? Nesse caso, a máxima também é verdadeira.

O ato de repetir a fórmula para fazer uma questão faz como que o seu cérebro grave de vez na memória. Por isso, resolver exercícios constantemente é um ato indispensável para memorizar as fórmulas matemáticas.

3. Invente músicas

Você já deve ter visto alguma paródia com uma letra sobre um determinado conteúdo escolar. E por que não fazer o mesmo para memorizar fórmulas matemáticas? Tudo o que você precisa fazer é escolher aquela música do momento e criar, em cima da melodia, uma letra que explique bem como a fórmula é montada. Cante a sua paródia várias vezes, e pronto, mais uma fórmula gravada.

Além de ser uma ajuda com a matemática, essa técnica também é um baita estímulo à sua criatividade. Com certeza, esse jeito de estudar é um dos mais divertidos.

4. Crie frases engraçadas

Já ouviu falar em mnemônicos? Essa é uma estratégia bem utilizada pelos estudantes que precisam decorar algum conteúdo. A técnica consiste basicamente na elaboração de uma sequência de palavras de acordo com as letras e números que surgirem em uma fórmula, por exemplo.

Essa estratégia funciona bem pois é muito mais fácil lembrar de uma frase engraçada do que decorar algarismos e sinais sem uma conexão mais lógica.

5. Aprenda alguns macetes para memorizar fórmulas de matemática

Agora que você conhece algumas técnicas que podem ajudar na memorização, é hora de conhecer alguns macetes para decorar fórmulas matemáticas.

Lei de Euler

Precisa encontrar vértices, faces ou arestas de polígonos? Então a Lei de Euler é a solução! E a fórmula usada é: V + F = A + 2.

Uma forma de memorizar é utilizando a frase: Vamos Formular Algo a 2.

Trigonometria

As fórmulas trigonométricas envolvem o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa. Devemos conhecer essas três fórmulas:

• seno = co / hip, associa-se à palavra corri;
  • cosseno = ca / hip, associa-se à palavra caí;
  • tangente = co / ca, associa-se à palavra coca.

Para memorizar tudo isso de uma vez, lembre-se da frase: “Corri e caí na coca”

Geometria Analítica

YoYô, Mixoxô! Não entendeu? Essa frase pode ajudá-la a memorizar a equação da reta que passa por um determinado ponto y – yo = m (x – xo) e não errar mais aquela questão.

Gostou das dicas para memorizar fórmulas de matemática? Então compartilhe agora mesmo este post nas suas redes sociais e faça com que seus amigos fiquem por dentro desses macetes.

Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Projeto Integrador – Engenharia de Produção
PROJETO VIDA SECRETA DOS EXECUTIVOS