Carreira

Você sabe qual a diferença entre emprego e carreira? Aprenda aqui!

Você sabia que existe uma ampla diferença entre emprego e carreira? Em uma breve conceituação, emprego é uma ocupação trabalhista mediante a um contrato estabelecido entre o empregador e o empregado. Essa ocupação é baseada em realizações de tarefas a favor do empregador em troca de um salário.

Já a carreira significa um caminho a ser seguido, um percurso profissional direcionado aos objetivos pessoais, satisfação e realização. Uma pessoa pode ter um emprego à vida toda, mas isso não significa que ela tenha uma carreira.

A seguir, vamos apresentar algumas diferenças fundamentais entre os dois conceitos. Confira!

Quais são as principais diferenças entre emprego e carreira?

Um emprego é uma atividade profissional temporária, desempenhada em troca de dinheiro para se manter ao longo do mês. Ainda que essa atividade seja desenvolvida na sua área de formação, não significa que você tem uma carreira.

Já a carreira é um caminho estruturado pelo profissional ao longo da sua vida, ou seja, todos os conhecimentos agregados e todas as práticas realizadas no decorrer da trajetória profissional se configuram na construção da carreira.

O profissional pode trocar de emprego quantas vezes achar necessário, contudo, a troca de carreira é mais difícil de fazer, ainda que nada o impeça nessa tomada de decisão. Resumindo, emprego é uma atividade presente e carreira é a preparação para o futuro.

Veja um clássico exemplo para elucidar essa diferença: quando um profissional procura por emprego e as vagas disponíveis exigem experiência e conhecimento na área, o pedido de experiência resume a perspectiva da empresa de contratar um profissional de carreira e não só mais um empregado.

Mas é claro que a construção dela depende dos empregos obtidos na trajetória profissional, contanto que eles sirvam para agregar conhecimentos e atitudes.

Uma pessoa pode ter vários empregos ao longo da vida, mas se eles não tiverem direcionados às suas perspectivas profissionais, obviamente, não contribuirão para a sua evolução.

Por isso, investir no planejamento da sua vida em torno de uma carreira pode trazer muito mais satisfação pessoal do que apenas investir em empregos esporádicos, sem reais objetivos.

Por que construir uma carreira?

O sucesso profissional está diretamente ligado à carreira. Quando você tem um emprego visando a sua carreira, as perspectivas de futuro e de crescimento pessoal se multiplicam, visto que sua a estruturação viabiliza significativas mudanças na sua vida profissional.

No entanto, para o desenvolvimento dela é importante que se tenha em mente aonde você quer chegar, e a partir disso, é fundamental investir na área que deseja atuar.

A princípio, o caminho mais certo a seguir é o dos estudos na promoção de uma formação profissional, fazendo um bom curso de graduação em uma boa faculdade de acordo com sua vocação.

Conjuntamente à formação superior, é muito importante ampliar os conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação e especializações, bem como cursos extracurriculares.

Como a carreira é um caminho traçado ao longo da vida, o crescimento é contínuo e incorporar conhecimentos nunca é demais.

A construção de uma carreira aumenta as expectativas de um bom desenvolvimento, possibilita melhores perspectivas profissionais, melhores empregos, e paralelamente a isso, a conquista da satisfação pessoal.

Agora que você conhece as diferenças existentes entre emprego e carreira, então não perca tempo em atividades que não vão contribuir para a sua evolução profissional. Analise seus objetivos, planeje seu caminho e invista na educação superior.

E então, gostou de saber sobre as diferenças entre emprego e carreira? Então, Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais informações e oportunidades. Estamos no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram!

You may also like
3 profissões que estão em alta na região Sudeste e você precisa conhecer
Psicologia, pedagogia e psicopedagogia: entenda suas diferenças
Como anda o mercado de trabalho para os psicólogos?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This