Carreira

Você tem o perfil do administrador? Descubra agora!

Coordenar o setor de Recursos Humanos, desenvolver estudos financeiros junto com a contabilidade, ser diretor da gestão de projetos. Um administrador pode ocupar diversos cargos. No entanto, todos eles possuem exigências em comum: o perfil do administrador.

Ele reúne características técnicas, habilidades específicas e o que o mercado de trabalho espera desses profissionais. É por meio dessa mistura que podemos saber se a pessoa tem, de fato, aptidão para seguir nessa carreira de Administração. Quer saber mais? Acompanhe este texto e descubra se você tem o perfil para ser um administrador. Confira!

Proatividade

Não existe um bom administrador que seja acomodado ou preguiçoso. Isso porque o perfil do administrador de verdade é aquele que não mede esforços para conquistar oportunidades para a empresa. Para isso, ele deve planejar, organizar recursos e comandar sem esperar dos outros.

Nesse contexto de proatividade, o administrador deve saber lidar com muita flexibilidade, tendo facilidade para se adaptar a ambientes e agir na hora certa. Se você não for proativo, é melhor já começar a desenvolver essa habilidade ou nem tentar ser administrador.

Afinidade com a área de humanas

Embora seja uma área que trabalhe com números, também faz parte do perfil do administrador ter familiaridade com conhecimentos de humanas. Esse profissional deve compreender o comportamento humano, conhecer princípios de marketing e sociologia, além de saber lidar com relações de trabalho.

Outro detalhe é que o administrador vai trabalhar sempre em equipe e, muitas vezes, ele deve ter condições de motivar e preparar esse grupo de pessoas para enfrentar novos desafios. Mais um motivo para o administrador ter um pezinho na área de humanas.

Conhecimentos de matemática

De um lado, conhecimentos de humanas, de outro, habilidades matemáticas. Isso mesmo! No perfil do administrador também tem (e deve ter) espaço para cálculos, análises e fórmulas matemáticas. Afinal, ele deve ter condições de mensurar o lucro da empresa e avaliar quanto ela precisa crescer.

Uma área presente no grande campo da matemática que todo administrador vai se deparar é a estatística. Essa é uma ferramenta que ajuda a estimar e dimensionar cenários econômicos importantes. É por meio dela que o administrador ajudará a empresa a se posicionar de forma efetiva no mercado de trabalho.

Responsabilidade social

O fundamental não é olhar a empresa apenas do ponto de vista econômico-financeiro. É preciso também ter compromisso com o meio em que vivemos. Estamos falando de ideias que integram a responsabilidade social, como sustentabilidade, meio ambiente e direitos humanos.

Toda empresa deve ser responsável por suas ações. Seu crescimento não pode ser isolado da questão social. A organização tem um compromisso com a população e a região que ela localiza e o administrador é um grande articulador para garantir esses princípios.

Estas foram algumas informações sobre o perfil do administrador. É importante destacar que, além destas características, uma boa formação pode ser o grande diferencial. Procure uma faculdade conceituada, com bons professores e excelente estrutura para fazer seu curso de Administração.

Sabia que o administrador também pode trabalhar em uma instituição pertencente ao governo? Leia neste texto quais são as vantagens e desvantagens da carreira pública.

You may also like
Como é o mercado de enfermagem no Brasil?
Ler em voz alta ajuda na memorização?
Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This