#EuSouFacig Carreira Vida de Estudante

WorkShop Integrador Enfermagem

          Em sua 3ª edição, o WorkShop Integrador Enfermagem tem como objetivo a apresentação dos resultados dos Projetos Integradores desenvolvidos no 1°, 3°, 5° e 7º períodos do Curso de Enfermagem e foi organizado pelos docentes coordenadores do Projeto Integrador no semestre,  profa. Msc. Roberta Mendes von Randow, Profa. Msc. Thiara Pôncio, Profa. Mestranda Marceli Schwenck Alves Silva e Prof. Mestrando Laudinei de Carvalho Gomes.

          Projeto Integrador 1º período – desenvolvido em parceria com a Estratégia de Saúde da Família do Engenho da Serra, o projeto objetivou conhecer o papel do enfermeiro na Saúde da Família e desenvolver ação de educação em saúde para indivíduos hipertensos e diabéticos atendidos na Unidade.

          Projeto Integrador 3º período –  os acadêmicos apresentaram em pôster o compilado dos resultados do projeto Integrador “Assistência de Enfermagem a Pacientes acamados do Bairro São Francisco de Assis”. Durante a realização deste projeto os alunos receberam o conteúdo teórico e prático em ambiente de simulação e posteriormente realizaram visitas domiciliares para avaliação e elaboração de plano de cuidados de enfermagem para pacientes restritos ao domicilio do município de Manhuaçu, foi desenvolvido em parceria com a Estratégia de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida.

          Projeto Integrador 5º período –  acadêmicos planejaram e realizaram o II Simpósio de Enfermagem UNIFACIG.

          Projeto Integrador 7º período – realização do treinamento “Enfermagem nas urgências e emergências em neonatologia e pediatria” tendo como público alvo enfermeiros e médicos da UPA/SMS Manhuaçu.

          Para a acadêmica Thelma Maria da Silva Claver , do 1º período, “o Projeto Integrador foi uma experiência enriquecedora, pois entendemos sobre o funcionamento da Atenção Primária. Visitar a unidade de saúde irá nos ajudar não apenas na formação acadêmica, mas também na construção de uma opinião crítica sobre o Sistema Único de Saúde. Tivemos o contato com um pouco da realidade do que iremos ver daqui para frente”. 

         Para a coordenadora do Curso profa. Msc. Roberta Mendes von Randow, a realização do Projeto Integrador no Curso de Enfermagem acontece desde o ano de 2016, e conta com resultados satisfatórios para aprendizado dos alunos. O pressuposto básico dos Projetos Integradores desenvolvidos no Curso de Enfermagem é a contribuição para a transformação da realidade local por meio da inserção do acadêmico na comunidade e no Sistema Único de Saúde desde o início do Curso.

Texto: Roberta Mendes

 

 

You may also like
Exatas no vestibular: 5 dicas para aprender de uma vez por todas!
Conheça os 4 passos essenciais para criar uma startup!
Direito cibernético: saiba mais sobre essa área em expansão

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This