Carreira

4 dicas incríveis de como conseguir um estágio

Sabia que o estágio pode abrir as portas para a sua carreira profissional? É verdade! Isso porque as empresas procuram candidatos que apresentem competências desenvolvidas e que já tenham alguma experiência de trabalho reconhecida. Mas vamos ao que interessa: como conseguir um estágio?

Essa pergunta é essencial, mas a resposta não é tão simples. Muita gente pensa que cursar uma boa faculdade e ter boas notas já o suficiente. No entanto, os diferenciais vão muito além disso.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas primordiais para conseguir um estágio na sua área!

1. Invista em experiências extracurriculares na universidade

Para conseguir um estágio, não basta ter boas notas nas disciplinas obrigatórias da faculdade: é preciso aproveitar experiências extracurriculares. Elas ajudam a desenvolver novas habilidades e mostram aos recrutadores que você é uma pessoa dinâmica e que busca sempre se aprimorar.

Uma dica é participar dos mais diferentes projetos, como os de pesquisa e extensão. Também vale a pena entrar para o time de uma empresa júnior. Essa oportunidade é a mais próxima do que pode ser a estrutura de funcionamento de uma empresa de verdade, então não deixe essa chance passar!

2. Entenda sobre as competências exigidas no estágio

Em geral, todo estágio possui um plano de atividades fundamentais para que o estagiário desenvolva suas competências e seja útil para a empresa. Por esse motivo, é importante conhecê-las de antemão.

Entre em contato com a equipe de seleção do estágio e pergunte sobre as atribuições que você terá. Se a vaga, por exemplo, exige conhecimentos em uso de planilhas e outros softwares, corra contra o tempo e busque dominar essas ferramentas. Desse modo, você terá mais chances de ser o candidato ideal para o estágio.

3. Desenvolva o aprendizado em outras línguas

Hoje em dia, o inglês é um idioma que faz parte da maioria dos processos de uma empresa, seja nos comandos de um software ou naquele e-mail de uma pareceria estrangeira. Portanto, para um bom estagiário, dominar o inglês é essencial.

Procure se aprofundar nesse e outros idiomas desde o início da faculdade. Faça cursos, pague por aulas particulares, leia livros e ouça músicas que abram seu leque de possibilidades de comunicação. Tenha maior contato possível com as línguas estrangeiras e aumente as chances de ser contratado.

4. Prepare-se para a entrevista

Antes de tudo: se você já passou para a fase de entrevista, parabéns! Agora, é preciso convencer os recrutadores de que você é realmente capaz. Nesta fase, então, tenha calma. Não transmita nervosismo, pois pode parecer que você não se preparou para a vaga.

Procure respirar fundo e com tranquilidade antes de entrar na sala de entrevista. Mantenha a concentração e guarde em mente as informações importantes para a vaga.

Essas foram algumas dicas de como conseguir um estágio. Lembre-se de que você não necessariamente vai aplicá-las de uma vez na sua vida. Portanto, planeje-se: crie um cronograma das habilidades e competências que você precisa adquirir e vá se aprimorando ao longo do tempo. Quanto antes e da maneira mais estruturada possível você se organizar, mais preparado você estará para uma seleção de estágio.

E aí, o que achou deste artigo? Você se sente pronto para adquirir ainda mais experiência? Então continue conosco e descubra a importância do estágio para seu desenvolvimento profissional. Até lá!

You may also like
Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem: entenda as diferenças!
Empresa júnior: entenda sobre esse importante segmento
Carta Convite de Chamada para Publicação

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site