Vida de Estudante

4 dicas para ser mais produtivo na faculdade e ter notas melhores

A rotina de um estudante nem sempre é muito fácil, especialmente quando é preciso se desdobrar entre faculdade, cursos e trabalho. Para muitos, ser produtivo, ter boas notas e ainda garantir um bom aproveitamento acadêmico é uma tarefa para um dia de 30 horas, não de 24.

Porém, o segredo para administrar melhor o tempo e aproveitar mais o seu dia está na organização dos afazeres diários. Foi pensando nisso que listamos 4 dicas para lhe ajudar nessa missão e aumentar sua produtividade. Confira!

1. Estabeleça prioridades

Com um dia atarefado, é comum que você faça muitas coisas e tenha dificuldades em manter o foco em apenas uma tarefa. Como resultado, sua capacidade de assimilar novos conteúdos é impactada e você tende a misturar assuntos do trabalho e outras atividades com a faculdade e sua vida pessoal, dando margem para a procrastinação tomar conta de você.

Por isso, a primeira dica que você deve seguir é a de estabelecer prioridades no seu cotidiano. Defina quais matérias são urgentes, quais exercícios devem ser realizados antes dos demais e qual prova precisa ser priorizada para garantir uma nota maior, por exemplo.

2. Crie checklists para ser mais produtivo

Para garantir que você siga o que definiu como prioridade e, dessa forma, possa ser mais produtivo, uma sugestão é investir em uma checklist.

Isso porque ela lhe ajudará a se organizar melhor quanto a horários, otimizando o seu tempo e garantindo que você não esqueça de um ou mais afazeres.

Para isso você pode contar com o auxílio da boa e tradicional agenda ou então apostar na tecnologia, seja com aplicativos ou planilhas. Aos poucos, você criará um costume de se organizar automaticamente que facilitará (e muito) o seu dia a dia.

3. Descubra o melhor horário para você estudar

Uma vez que suas prioridades estão estabelecidas e depois de ter elaborado uma checklist de coisas a fazer, é hora da próxima dica: encontre o melhor horário para estudar.

Para isso, você precisa analisar em qual período, excluindo o das suas aulas, é claro, você sente mais disposto e produtivo. Porém, se você também trabalha e só lhe resta um turno, seja a manhã, a tarde ou a noite, não se desespere.

Um dos grandes erros cometidos pela maioria dos alunos é acreditar que a quantidade de horas estudadas influencia no aprendizado. Contudo, isso não é verdade. O que de fato importa é a qualidade do estudo.

Por isso, nesse caso, uma hora diária dedicada às matérias pode ser o suficiente para você ficar em dia com o conteúdo e fazer um grande diferencial nas suas notas sem que pra isso haja um desgaste físico e, principalmente, mental.

4. Aprenda a deixar de lado as redes sociais

Por fim, mas não menos importante, aprenda deixar de lado as redes sociais. A gente sabe que em um mundo cada vez mais conectado elas têm um papel essencial de informar, entreter e servir como meio de comunicação com amigos e familiares.

Contudo, quando você não consegue administrar bem o seu tempo elas se tornam um verdadeiro problema para o seu rendimento acadêmico e a sua capacidade de aprender e assimilar novas matérias. Portanto, defina horários específicos para acessá-las e o principal: quando estiver em sala de aula ou estudando em casa desconecte-se delas!

Agora que você já sabe como ser mais produtivo na sua rotina, organizar melhor o tempo e manter o equilíbrio entre os estudos e demais atividades é hora de aplicar nossas dicas no seu dia a dia e ver a mudança na prática!

Aproveite também e confira como conciliar trabalho e faculdade!

You may also like
Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco
Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Colação de Grau das Turmas do Curso de Direito

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site