Vida de Estudante

4 dicas para ser mais produtivo na faculdade e ter notas melhores

A rotina de um estudante nem sempre é muito fácil, especialmente quando é preciso se desdobrar entre faculdade, cursos e trabalho. Para muitos, ser produtivo, ter boas notas e ainda garantir um bom aproveitamento acadêmico é uma tarefa para um dia de 30 horas, não de 24.

Porém, o segredo para administrar melhor o tempo e aproveitar mais o seu dia está na organização dos afazeres diários. Foi pensando nisso que listamos 4 dicas para lhe ajudar nessa missão e aumentar sua produtividade. Confira!

1. Estabeleça prioridades

Com um dia atarefado, é comum que você faça muitas coisas e tenha dificuldades em manter o foco em apenas uma tarefa. Como resultado, sua capacidade de assimilar novos conteúdos é impactada e você tende a misturar assuntos do trabalho e outras atividades com a faculdade e sua vida pessoal, dando margem para a procrastinação tomar conta de você.

Por isso, a primeira dica que você deve seguir é a de estabelecer prioridades no seu cotidiano. Defina quais matérias são urgentes, quais exercícios devem ser realizados antes dos demais e qual prova precisa ser priorizada para garantir uma nota maior, por exemplo.

2. Crie checklists para ser mais produtivo

Para garantir que você siga o que definiu como prioridade e, dessa forma, possa ser mais produtivo, uma sugestão é investir em uma checklist.

Isso porque ela lhe ajudará a se organizar melhor quanto a horários, otimizando o seu tempo e garantindo que você não esqueça de um ou mais afazeres.

Para isso você pode contar com o auxílio da boa e tradicional agenda ou então apostar na tecnologia, seja com aplicativos ou planilhas. Aos poucos, você criará um costume de se organizar automaticamente que facilitará (e muito) o seu dia a dia.

3. Descubra o melhor horário para você estudar

Uma vez que suas prioridades estão estabelecidas e depois de ter elaborado uma checklist de coisas a fazer, é hora da próxima dica: encontre o melhor horário para estudar.

Para isso, você precisa analisar em qual período, excluindo o das suas aulas, é claro, você sente mais disposto e produtivo. Porém, se você também trabalha e só lhe resta um turno, seja a manhã, a tarde ou a noite, não se desespere.

Um dos grandes erros cometidos pela maioria dos alunos é acreditar que a quantidade de horas estudadas influencia no aprendizado. Contudo, isso não é verdade. O que de fato importa é a qualidade do estudo.

Por isso, nesse caso, uma hora diária dedicada às matérias pode ser o suficiente para você ficar em dia com o conteúdo e fazer um grande diferencial nas suas notas sem que pra isso haja um desgaste físico e, principalmente, mental.

4. Aprenda a deixar de lado as redes sociais

Por fim, mas não menos importante, aprenda deixar de lado as redes sociais. A gente sabe que em um mundo cada vez mais conectado elas têm um papel essencial de informar, entreter e servir como meio de comunicação com amigos e familiares.

Contudo, quando você não consegue administrar bem o seu tempo elas se tornam um verdadeiro problema para o seu rendimento acadêmico e a sua capacidade de aprender e assimilar novas matérias. Portanto, defina horários específicos para acessá-las e o principal: quando estiver em sala de aula ou estudando em casa desconecte-se delas!

Agora que você já sabe como ser mais produtivo na sua rotina, organizar melhor o tempo e manter o equilíbrio entre os estudos e demais atividades é hora de aplicar nossas dicas no seu dia a dia e ver a mudança na prática!

Aproveite também e confira como conciliar trabalho e faculdade!

Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco
Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Colação de Grau das Turmas do Curso de Direito