Vestibulando

Entenda como funciona o FIES para psicologia

Você tem vontade de cursar psicologia, mas acredita que as mensalidades vão pesar muito no seu bolso? Saiba que não é preciso deixar esse sonho para trás. Hoje em dia, com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é possível alcançar esse objetivo sem se endividar.

Por isso, vamos explicar neste artigo o que é e como funciona o FIES para psicologia. Se você tem interesse em seguir nessa profissão, não perca as nossas dicas. Boa leitura!

O que é o FIES?

Criado pelo Governo Federal, o FIES tem o objetivo de facilitar que jovens tenham acesso ao ensino superior. São diferentes tipos de financiamento para quem desejar ingressar em uma faculdade da rede privada de ensino. Em 2019, o programa completa 20 anos.

Por meio do FIES, os estudantes conseguem arcar com os custos da graduação e, após conseguir o diploma, devolvem o valor recebido com o pagamento de parcelas mensais. Para conseguir esse financiamento, entretanto, é preciso atender a alguns critérios. Ao todo, são 3 modalidades diferentes a depender da renda do aluno. 

Basicamente, o participante deve vir de uma família de baixa renda, com renda familiar bruta de até 5 salários mínimos, ter atingido nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer ano a partir de 2010 e não ter zerado a redação do Enem.

Como funciona o FIES para psicologia?

A boa notícia é: você pode cursar psicologia por meio do FIES. Para fazer parte do programa, o curso deve ser de bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Deve ser presencial e ter tido avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC) com nota 3, pelo menos, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Portanto, ao procurar uma instituição de ensino, verifique se a faculdade atende esses critérios antes de se inscrever no vestibular. Outro ponto importante a ser levado em conta é a nota de corte, ou seja, a nota mínima que você precisa tirar para ser aprovado no curso. Para psicologia é 569.90

Quer saber como se inscrever no FIES para psicologia? 

As inscrições para o FIES abrem duas vezes ao ano. Em primeiro lugar, você deve acessar o site do programa e informar alguns dados, como CPF e data de nascimento. Você receberá então um e-mail para confirmar o cadastro e, a partir daí, é preciso preencher o formulário com suas informações e do curso desejado. 

Caso seja aprovado, você fará uma nova inscrição no SisFies e vai apresentar os dados do financiamento. Após essa etapa, deve-se entrar em contato com a instituição de ensino com o objetivo de validar as informações com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

O candidato aprovado necessita comparecer ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica com o fiador para negociar os detalhes do financiamento. Para isso serão necessários os seguintes documentos: carteira de identidade ou de motorista, CPF, comprovantes de residência e documento de regularidade de inscrição (DRI).

Por fim, você deve saber que há uma lista de espera para o FIES. Se você não conseguiu aprovação na primeira chamada, ainda há chances. A lista é automática e atualizada constantemente, à medida que os candidatos selecionados não completam o processo. Por isso, fique sempre de olho no site.

Agora que já sabe como funciona o FIES para psicologia, não perca mais tempo para realizar o seu sonho. Reúna os documentos necessários e aguarde as próximas inscrições.

Se você procura por uma instituição reconhecida, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho! 

You may also like
Quais as vantagens de uma faculdade particular de medicina?
6 famosos com curso superior que você nem imaginava
Como passar em Medicina?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site