Carreira

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção!

Os cursos de engenharia envolvem muita matemática, conhecimentos técnicos e cálculos. Se acrescentarmos gestão de projetos e de pessoas, produtividade e qualidade, nos deparamos com o curso de Engenharia de Produção. Considerada uma das carreiras mais promissoras do mercado, a Engenharia de Produção tem piso estipulado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) em R$ 6.000 para quem é recém-formado. Esse salário chega a R$ 35.000 para os profissionais com mais de 15 anos de carreira.

Hoje você vai saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção. Confira a partir de agora o que é preciso para ingressar nessa importante profissão!

As características do curso

O curso de Engenharia de Produção ensina o futuro profissional a lidar com os fatores que envolvem a realização da atividade produtiva: processos, equipamentos, materiais e a interação das equipes. Além disso, o curso capacita o futuro profissional a saber trabalhar com qualidade nos processos de fabricação, planejamento e controle da produção. As finanças e a área de pesquisa para as melhores práticas de produção também fazem parte da grade curricular do aluno, o que promove a capacitação deles para abrirem o próprio negócio.

O perfil do profissional

O aluno que deseja se formar em Engenharia de Produção precisa ser capaz de saber organizar processos. O raciocínio lógico faz parte de sua rotina, portanto, é extremamente necessário tanto no curso quanto no dia a dia de trabalho. A afinidade com as ciências exatas e uma certa paixão por tecnologia auxiliam o profissional tanto na universidade quanto na profissão. Por fim, um bom jogo de cintura para resolver problemas e enfrentar desafios faz parte dos quesitos para quem deseja seguir esta carreira.

O mercado de trabalho

O curso de Engenharia de Produção torna o profissional multidisciplinar, pois além da sólida base em matemática, ele é capacitado para encarar os problemas da sua rotina de maneira geral. Isso permite que o leque de opções de trabalho seja amplo, oferecendo mais escolhas.

Como o engenheiro de produção entende todas as etapas do processo produtivo, ele é visado não apenas pela indústria, mas também por outros segmentos como saúde, telecomunicações, finanças, turismo, varejo e prestadoras de serviço.

As vagas para o engenheiro de produção estão concentradas, em sua maioria, nas regiões sul e sudeste do país. No nordeste, os estados de Pernambuco e Ceará ganham cada vez mais destaque no cenário produtivo do país e estão precisando de profissionais de Engenharia de Produção. Já na área de agroindústria, o interior de São Paulo e os estados do centro-oeste demandam a presença de engenheiros de produção.

As atividades que o engenheiro de produção pode exercer

Listamos abaixo as atividades demandadas para serem cumpridas por engenheiros de produção:

• Desenvolvimento organizacional: análise e definição da estrutura da empresa;
  • Economia empresarial: gerenciamento das finanças da empresa, incluindo os custos e a determinação da aplicação dos recursos;
  • Engenharia do trabalho: administração da mão de obra que vai produzir bens ou prestar serviços, bem como avaliação de custos, prazos e métodos que possibilitem a execução do serviço;
  • Planejamento e controle: implantação e administração dos processos que envolvem produção, seleção de matérias-primas e saída do produto, assim como a fiscalização dos padrões de qualidade. O gerenciamento das operações logísticas, da armazenagem e da distribuição também fazem parte de suas atividades;
  • Produção agroindustrial: produção agrícola, processamento industrial do alimento, comercialização e distribuição do produto final.
  • Processos: antecipação em relação aos problemas por meio da busca por soluções com o auxílio de ferramentas de TI.

Você se identificou com esta carreira? Assine nossa newsletter e receba por e-mail mais informações sobre ela e outras profissões.

O que é preciso para ter sucesso na carreira de Odontologia?
Alunos de Marketing do UNIFACIG Desenvolvem Plano de Comunicação Integrada para Lançamento de Empreendimento
FACIG participará da IV Jornada Internacional sobre Ética, Justiça e Gestão Institucional